Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 23 de Outubro de 2004 às 08:44
Por: Pamela Muramtsu

    Imprimir


Alto Garças, MT - Da inscrição à formatura, os 111 treinandos, entre eles três mulheres, do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas do município de Alto Garças (368 km de Cuiabá) receberam 11 dias de treinamento teórico e prático sobre operação e manutenção de tratores, preparo de solo, plantio, colheita de soja e algodão. A formatura dos alunos foi na noite desta quinta-feira (21.10) no município.

O curso faz parte do projeto “Parceria Rural”, realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) em parceria com as multinacionais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, Prefeituras, Sindicatos Rurais, Empaer, INSS, Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Este projeto já capacitou mais de 1,4 mil pessoas em 16 municípios desde sua implantação em 2003.

O instrutor da AGCO (Massey Ferguson), Alfonso Tierling, que ministra aulas sobre operação e manutenção de tratores e de colheitadeira desde o primeiro curso ministrado, em 2003, pelo projeto, destacou que o treinamento evolui muito e que os alunos formados pelo projeto saem do curso com condições de operar uma máquina agrícola. “Com a prática eles irão aperfeiçoar mais o que aprenderam, mas sem sombra de dúvidas são capazes de subir num trator e trabalhar numa fazenda sem fazer feio”, disse Tierling.

Tireling destacou também que há 16 anos ele trabalha na empresa e que nunca tinha visto um projeto como este, que agrega empresas concorrentes num único treinamento e com o objetivo da inclusão social. As indústrias parceiras são responsáveis pelo fornecimento dos maquinários, do instrutor e da alimentação dos treinandos. No caso de Alto Garças, como não há concessionárias locais, as empresas deslocaram máquinas do município de Rondonópolis.

O aluno Getúlio Machado Lúcio, de 41 anos, é de Cuiabá e saiu em busca da oportunidade de melhorar de vida através do curso. Ele disse que viu pela televisão uma matéria que mostrava o projeto e se interessou em faze-lo. Getúlio foi até a Setec e informou-se onde seria o próximo curso ministrado. Daí pegou um ônibus para Alto Garças, só com o dinheiro da passagem, e procurou a coordenadora do curso no município. “Se eu não conseguisse, ia voltar, mas tinha a esperança que seria aceito”, contou. Ele conseguiu a inscrição e ficou no município com alimentação e alojamento garantidos pelo projeto.

Getúlio é marceneiro e nunca tinha subido em cima de um trator ou colheitadeira antes. “A marcenaria não estava me dando condições de manter minha família. Tenho esposa e duas filhas para sustentar e estou desempregado e a partir da matéria vislumbrei a possibilidade de mudar de vida, pois sei que esta área está crescendo no Estado e há oferta de empregos bons”, contou o treinando na formatura.

O prefeito de Alto Garças, Roland Trentini, que disponibilizou para a realização do curso o espaço físico, alojamentos para os alunos de outras cidades e todo o suporte necessário, deu esperanças a Getúlio e aos demais formandos. “As chances de eles conseguirem um emprego na cidade e na região é de mais de 80%. Nosso município tem vocação para a agricultura, principalmente para a soja e pro algodão, e há a demanda por parte dos produtores de mão-de-obra capacitada nesta área”, afirmou o prefeito.

O secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setec, José Rodrigues, reiterou a fala do prefeito. “A chance de conseguir um bom emprego nesta área é muito grande, pois a agricultura em Mato Grosso vem despontando e impulsionando a abertura de novas vagas de empregos”, frisou Rodrigues.

O prefeito Roland Trentini finalizou dizendo que o curso irá trazer melhorias para a cidade, pois a mão-de-obra capacitada possibilitará a entrada de mais recursos, promovendo a inclusão social de muitos trabalhadores.

No final da solenidade, a coordenadora do curso, a assessora especial da Setec, Rosamaria de Carvalho, deixou uma palavra de incentivo aos alunos. “Agora só depende de vocês. Nunca deixem de se aperfeiçoarem, pois esta é uma área em constante evolução. Em grandes fazendas há gerentes que começaram como operadores”, disse Rosamaria de Carvalho.

As empresas parceiras no projeto são Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak.

Após Alto Garças, o curso irá para Itiquira, Cuiabá e Cáceres




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370345/visualizar/