Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 11:59

    Imprimir


Desde a última semana os professores das quatro escolas municipais situadas na cidade de Nova Mutum contam com uma poderosa aliada na pesquisa e preparação das aulas: a internet. A estrutura colocada à disposição nas escolas pela Prefeitura Municipal é um dos primeiros passos para a construção dos laboratórios de informática com total acesso a internet banda larga, que vão se tornar realidade a partir do próximo ano.

O investimento nesta primeira etapa foi de aproximadamente 15 mil reais. Foram adquiridos 4 computadores novos com processador Sepron 2.2+ com Hd 40Gbites, 256 Mb de memória e monitores de 17 polegadas. As escolas Caminhos do Saber, Carlos Drummond, Cecília Meireles e Tancredo Neves receberam também um link ADSL (internet banda larga) de 400kbps, expansivo até 1,4mbps. É desse link que a internet chega aos demais computadores que já existiam nas escolas e de onde será disponibilizada para os laboratórios.

A capacidade de cada link instalado é para até 30 computadores, mas a aquisição das máquinas será feita aos poucos. A idéia da Secretaria Municipal de Educação e Cultura é de que a partir do próximo ano cada escola já tenha no mínimo 05 computadores exclusivos para os alunos e um professor preparado para ensiná-los. Além de aprender a manusear programas básicos do office, eles estarão utilizando a internet como fonte de pesquisa no complemento do aprendizado

Está sendo estudada também pela Prefeitura uma forma de instalar internet banda larga na Escola Ranchão (50km da cidade), onde já existe um laboratório básico. “Este será o nosso próximo passo”, afirma o secretário de finanças Aurismar Zonatto, que é um dos entusiastas do processo de informatização das escolas. Ele diz ainda que as demais instituições municipais de ensino do interior também vão ser beneficiadas em breve.

A disseminação da internet é um processo que ganha cada vez mais velocidade com o passar dos dias. Depois do acesso discado o sistema Banda Larga (ADSL) e por ondas de rádio está dominando o mercado. Em Nova Mutum a comunidade pode ter acesso a essa tecnologia na Biblioteca Municipal, onde existem três computadores a disposição para pesquisa. Com a nova biblioteca que será construída, mais máquinas serão adquiridas para criação do laboratório público de pesquisa e acessos a internet.




Fonte: Marcio Uhde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370746/visualizar/