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Nacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 18:59

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Engenheiros, técnicos e motoristas participaram da apresentação de um novo produto para operações tapa-buraco e fecha-valas da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), hoje. O Repari é um concreto asfáltico, que passa por um processo petroquímico e é aplicado a frio. A tecnologia é européia e está há mais de 15 anos no mercado nacional.

Armazenado em sacos, similares aos de cimento, o produto pode ser carregado facilmente, bem como o kit de aplicação, formado de vassoura, colher de pedreiro e pá. O material é direcionado para pequenos buracos, tendo em vista o trabalho preventivo. "Há dois anos, eram vinte buracos na estrada de Cuiabá para Cáceres. Hoje, são mais de 200. Se esse produto tivesse sido utilizado, poderíamos ter evitado esse quadro", argumentou Fernando Augusto, fiscal da Sinfra.

Para aplicar o Repari, basta varrer o buraco e colocar o produto. A compactação é feita pelo próprio trafego. Assim, não é preciso interditar o local ou deslocar equipamentos e pessoal para executar o serviço.

Depois de colocado, o produto não gruda nos pneus, além de não ser carregado pelos veículos, o que acaba com o desperdício de material, que chega a 35% no processo utilizado atualmente.

Vale ressaltar que a mistura pode ser utilizada no período das chuvas, basta que seja retirada a água do local. A agilidade do serviço, tanto no que diz respeito ao desgaste físico, como aos processos públicos de contratação, também viabilizam o material, que custa cerca de R$ 690 a tonelada.




Fonte: RMT online

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