Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 10:41

    Imprimir


O Irã está pronto para provar ao mundo que não tenta produzir armas nucleares desde que o Ocidente reconheça o direito da República Islâmica de desenvolver tecnologia nuclear para fins civis, disse hoje o presidente iraniano, Mohammad Khatami.

Autoridades iranianas devem se reunir com diplomatas da Grã-Bretanha, da Alemanha e da França em Viena na quinta-feira para receber uma proposta que dá ao país uma chance final de suspender ou congelar definitivamente suas atividades envolvendo o enriquecimento de urânio.

Caso opte por não fazê-lo, o Irã arrisca-se a ser punido com sanções pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Estamos prontos para dar garantias ao mundo de que não estamos tentando obter armas nucleares e acho que a única forma de fazermos isso é por meio de negociações e chegando a um entendimento", disse Khatami a repórteres.

Autoridades iranianas afirmam estar abertas para negociar, mas advertem que nunca vão abrir mão do enriquecimento de urânio, um processo utilizado para a obtenção tanto de combustível para reatores nucleares quanto de material para bombas atômicas.

"Se nossos direitos forem reconhecidos e se eles admitirem que o Irã poderá ter tecnologia nuclear para fins pacíficos, apresentaremos tudo o que for necessário para provar que o Irã não produzirá uma bomba atômica. Mas não abriremos mão de nossos direitos", afirmou Khatami.

Se o Irã recusar a oferta da França, Alemanha e Grã-Bretanha, feita em nome da União Européia (UE), a maior parte dos países da Europa deve concordar com o pedido dos EUA para denunciar o governo iraniano ao Conselho de Segurança da ONU em novembro. Naquele mês, acontece uma reunião do quadro de diretores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Dois anos depois de um grupo de exilados iranianos ter acusado o país de mascarar seu programa nuclear diante do mundo, inspetores da ONU ainda não encontraram provas de que o país pretenda fazer uso militar da tecnologia. Mas a preocupação com as atividades do Irã aumentou recentemente em meio aos esforços de atualização de seu míssil de médio-alcance Shahab-3.

A arma pode atingir alvos a até 2 mil km de distância de seu ponto de lançamento, o que colocaria bases militares dos EUA no golfo Pérsico, Israel e partes do sul da Europa sob a mira do país.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370985/visualizar/