Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 12:55

    Imprimir


O evento visa aprofundar discussões sobre os caminhos do ensino no Brasil com a perspectiva de levar propostas para o encontro Nacional, que será realizado no próximo mês, em Brasília.

O "Seminário Regional - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio" que iniciou ontem e encerra hoje (19/10) no Centro de Eventos do Pantanal, tem a finalidade de refletir e avaliar os atuais parâmetros e diretrizes do ensino no país.

O evento, que está sendo promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio das Secretarias de Educação Básica (SEB/MEC) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), está realizando um estudo minucioso dos documentos "Orientações Curriculares do Ensino Médio" e das "Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Médio".

O encontro tem a participação de 30 profissionais, entre a equipe técnica da Seduc, professores e estudantes dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal; cinco pólos do Estado (Cuiabá/Várzea Grande, Sorriso, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop), além de 20 representantes do MEC.

"O debate é necessário no país inteiro, pois percebemos que os Estados tem muitas dificuldades em cumprir as implementações de políticas educacionais para o Ensino Médio. A discussão é um meio de conhecer a realidade de cada região, porém pensando em diretrizes comuns para todos", afirma a diretora do Ensino Médio do MEC, a professora Lúcia Helena Lodi.

Os trabalhos estão sendo efetuados pelos grupos de estudos que são divididos por área de conhecimento (Arte, Matemática, Sociologia, Biologia, Língua Portuguesa, Inglês Literatura, Química e Educação Física). Cada grupo tem a presença de um consultor do MEC acompanhando a discussão.

De acordo com o professor Suelmer Evangelista Fernades, membro da equipe de Ensino Médio da Seduc, com a discussão pretende-se redefinir o PCN e as diretrizes. "Queremos um Ensino Médio de qualidade e ao alcance de todos. As propostas serão levadas para o seminário nacional por dois delegados de cada área de conhecimento", disse o professor.

Através dos seminários regionais, o MEC visa aprofundar discussões sobre os caminhos do ensino no Brasil com a perspectiva de levar propostas para o Nacional, que será realizado nos dias cinco e seis de dezembro (05 e 06/11), em Brasília.

A professora Lúcia Helena explica que os seminários regionais são formas de assegurar aos profissionais da educação uma reflexão sobre a organização do ensino. "Com isso, o Ministério busca oferecer melhores condições para os professores em sala de aula", ressalta.




Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371222/visualizar/