Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 12:47

    Imprimir


Juntamente com as Assessorias Pedagógicas, a Seduc está realizado um trabalho em 33 municípios do Estado, pensando no fortalecimento das escolas organizadas por ciclos de formação.

Visando fortalecer as escolas organizadas por ciclos de formação, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estabeleceu um conjunto de ações, que dentre elas, destaca-se uma pesquisa que visa mapear qualitativamente e quantitativamente 15% das 390 escolas estaduais do Ensino Fundamental que estão organizadas em ciclos.

De acordo com a líder de equipe do Ensino Fundamental, Rita de Cássia Godoi Menegão, esta ação permite levantar elementos e dados necessários para a construção de um roteiro que mostre a realidade vivida pelas escolas, professores e alunos. "Queremos superar os possíveis problemas encontrados e também criar uma rede de interlocução com as unidades que apresentam boas experiências nas vivências do processo educativo", afirma.

Juntamente com as Assessorias Pedagógicas, a Seduc está realizando trabalhos em 33 municípios do Estado. A pesquisa contará com a participação de diretores, coordenadores, assessores pedagógicos e professores, criando dessa forma, um canal de comunicação, discussão e reflexão sobre a escola ciclada. Os municípios de Aripuanã, Brasnorte, Cuiabá, Curvelândia, Mirassol do Oeste, Novo Horizonte, Paranaíta, Cotriguaçu e Tapurah são alguns dos municípios pesquisados.

Também estão previstas reuniões e visitas em escolas organizadas em ciclos de formação de 27 municípios. "Acredito na eficiência dessas atividades. São muito produtivas e a equipe da Seduc está aberta para as sugestões, dúvidas e questionamentos", disse.

Ainda este ano, será realizado um curso de capacitação para os coordenadores pedagógicos da rede estadual. Além disso, a Seduc irá instalar uma linha telefônica 0800, que possibilitará à comunidade escolar esclarecer suas dúvidas em relação à Escola Ciclada.

CICLADA - A escola ciclada é uma outra forma de organizar as escolas públicas estaduais. A antiga organização de 1ª a 8ª série, deu lugar aos ciclos de formação. Com a finalidade de manter as crianças e os jovens na escola, oferecendo melhor qualidade no ensino público. Cerca de 85% das unidades de Ensino Fundamental estão organizadas em ciclos.

O Ensino Fundamental foi estruturado em três ciclos, sendo que cada um tem a duração de três anos. O primeiro compreende a infância de crianças de 6 a 9 anos; o segundo, a faixa etária de 10 a 12 anos, e o terceiro ciclo, os alunos estão na faixa etária de 12 a 15 anos.




Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371224/visualizar/