Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 11:11

    Imprimir


Um erro de projeto que envolveu os interruptores gravitacionais da sonda espacial Genesis, da agência espacial norte-americana (Nasa), podem ter impedido a abertura de seu pára-quedas, causando a queda na nave em um deserto dos Estados Unidos no último dia oito de setembro.

Os dispositivos deveriam sentir o impacto de desaceleração causado pela entrada da sonda em alta velocidade na atmosfera terrestre. A partir daí, os interruptores deveriam iniciar uma sequência de tempo que iria ativar o pára-quedas da Genesis.

A missão de US$ 264 milhões foi preparada para coletar partículas solares carregadas em delicados painéis que seriam examinados por técnicos quando a nave regressasse ao planeta. Os painéis eram tão frágeis que um helicóptero "pescaria" a sonda quando ela retornasse à atmosfera terrestre para evitar danos em sua estrutura decorrentes do pouso.

Mas o pára-quedas não abriu e a Genesis atingiu o chão a uma velocidade de 320 quilômetros por hora. A sonda foi encontrada cravada no deserto de Utah.

Entretanto, cientistas conseguiram recuperar partes dos painéis coletores que continham amostras de átomos e íons de ventos solares recolhidos durante a missão de quase três anos da Genesis no espaço. Os técnicos que investigam as causas da queda da sonda devem acabar seus trabalhos no final de novembro, afirmou a Nasa.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371440/visualizar/