Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 17 de Outubro de 2004 às 09:14
Por: Celso Bejarano Jr

    Imprimir


Imagens captadas por uma fita de vídeo VHS podem provocar uma reviravolta no pleito que elegeu prefeito de Jaciara o empresário Max Joel Russi, do PL. Diálogo travado entre Zilmar Barbosa Medeiros, um suposto coordenador de campanha, e uma eleitora revela que a coligação de Max pode ter dado dinheiro em troca de votos.

Max Russi, de 28 anos, derrotou o atual prefeito, Valdizete Martins Nogueira, do PPS, por uma diferença de 401 votos.

O prefeito eleito nega as acusações e ataca seu adversário. Ele disse que a denúncia é infundada e tem sido vítima de um complô armado pelos aliados do candidato derrotado, Valdizete Nogueira (leia sobre essa versão em matéria à parte).

A gravação do diálogo que sugere um acerto entre a coligação de Max e uma eleitora fora anexada a um calhamaço de ao menos cem páginas que foram protocaladas na 14ª zona eleitoral da cidade. O processo se encontra em curso e já produziu os primeiros efeitos.

Na semana passada a Justiça Eleitoral determinou a apreensão de documentos e computadores nos escritórios e casas dos principais líderes da campanha do candidato vitorioso.

Entre os papéis confiscados os cumpridores do mandado acharam um caderno com nomes de 33 supostos eleitores que teriam recebido certa quantia para votar na aliança política que elegeu Max.

Na listagem aparece ainda o nome da candidata a vereadora Marli, do PP (Partido Progressista). Essa concorrente obteve 235 votos e não se elegeu.

Um fator intrigante no papel confiscado: na frente dos nomes dos supostos eleitores aparecem as letras “pg”, abreviação que, para o advogado do candidato perdedor, Clóvis Cardoso, teria como significado “pago”.

A conversa

O diálogo entre Zilmar Barbosa Medeiros e a dona de casa Valdenice Geralda da Cruz fora gravado pela equipe que atuou na campanha do prefeito que não se reelegeu, Valdizete Nogueira.

De acordo com a denúncia, Valdenice “sujeitou-se à condição de espiã” por ter “conhecimento de enorme número de votos na cidade”.

Eis alguns trechos da conversa:

Valdenice - A mulher de Max [prefeito eleito] comprou meu voto aqui, com quem tenho de falar?

Zilmar - Comprou seu voto? Como? Valdenice - Como? Comprou meu voto, da menina aqui dos fundos; ela chegou e comprou nosso voto. (...) Eu disse: voto no Max, mas paga para mim. Ela falou: pode votar que eu pago... ela falou: confia em mim. Aí eu falei: confio ué... Ela falou: depois eu passo o dinheiro, e até hoje nenhuma solução [a conversa fora gravada em um dos cômodos da casa de Zilmar, presidente do PSB local, ex-partido de Max, três dias depois das eleições].

Zilmar - Não comenta isso com ninguém, vai ter solução, essa conversa aqui fica só entre nós dois.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371553/visualizar/