Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 16 de Outubro de 2004 às 14:27
Por: Lana Cristina

    Imprimir


Começa na próxima segunda-feira (18) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com atividades em praticamente todos os institutos de pesquisa e universidades do país. É a primeira vez que se movimenta a infra-estrutura institucional científica para um objetivo comum: popularizar a ciência. A idéia é inspirada em iniciativas similares que ocorrem em outros países, como Inglaterra, Espanha, França, África do Sul e Chile, entre outros.

As atividades têm por objetivo permitir que a população conheça a ciência, saiba dos resultados a que se chega com as pesquisas e também qual é o impacto e a relevância do conhecimento adquirido com o desenvolvimento científico e tecnológico, além de ver de perto como se aplicam o conhecimento e as tecnologias desenvolvidas.

Em São Paulo, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), um dos mais tradicionais centros de pesquisa do país, a grandiosidade de um túnel de vento chamará a atenção dos visitantes, mas também mostrará que a ciência tem efeitos práticos na rotina das indústrias, por exemplo. O equipamento tem 40 metros de comprimento e uma grande hélice na extremidade e não é só uma simples atração para curiosos, mas uma ferramenta para medir as oscilações de edifícios e outras estruturas da engenharia civil, bem como de fenômenos meteorológicos e atmosféricos. Correntes de vento com velocidade de 90 quilômetros por hora, no interior do túnel, simulam tempestades que podem atingir o litoral brasileiro.

A mostra do IPT terá também o tanque de provas, o maior do país, capaz de testar instalações petrolíferas e cascos de navio. Nele, se simulam vento, ondas e correntes oceânicas para verificar o comportamento de estruturas marítimas flutuantes, tais como as plataformas da Petrobras.

Vários institutos e universidades do país estarão abertos à visitação pública durante toda a semana, no que já é chamado de "dias de portas abertas", como as unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Observatório Nacional (ON), a Universidade de Brasília (UnB), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Butantã, o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outros. Secretarias de Ciência e Tecnologia, além de laboratórios universitários e centros de pesquisa também estarão promovendo mostras em praças públicas e em escolas. Para acompanhar a programação, basta acessar o site do ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), no endereço: www.mtc.gov.br/semanact.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada por decreto presidencial, em junho deste ano, e será comemorada sempre no mês de outubro, com a coordenação do MCT e a participação de entidades vinculadas ao setor. O evento é uma antiga reivindicação das sociedades científicas, de instituições e grupos voltados para a divulgação científica.

A programação nacional da primeira Semana Nacional de C&T será aberta amanhã (17) pelo ministro Eduardo Campos, às 15h30, em Recife. Ele vai acionar o mecanismo de lançamento de um foguete educativo, na Praça do Marco Zero. Na ocasião, Eduardo Campos concederá entrevista. A Semana de C&T de Pernambuco terá atividades públicas em mais de cinco pontos da capital. Campos estará também na abertura oficial do evento nacional, na UnB, no dia 18.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371594/visualizar/