Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 22:22
Por: Aruanã Costa

    Imprimir


Professores da Unemat e do Estado reúnem-se no dia 14 de novembro, em Cáceres, no I Congresso de Formação de Professores do Projeto Parceladas, organizado pela Divisão de Licenciaturas Plenas Parceladas e com apoio da pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg). O evento irá promover quatro dias de debates em torno de temas ligados à formação de professores/pesquisadores e analisar as relações entre o professor da educação básica e a pesquisa, um dos principais aspectos no processo de ensino-aprendizagem dos cursos do projeto.

De acordo com Josimar Souza, coordenador administrativo das Parceladas, essa é uma das discussões mais atuais e que tem mobilizado a comunidade educacional. “Serão abordadas diversas temáticas, desde o pressuposto teórico no qual fundamenta-se o projeto Parceladas, seu histórico, metodologia e avaliação. O que é pensado, vivido e transformado pelo trabalho serão os momentos de um mesmo processo”, define.

A programação prevê conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho com pesquisadores das principais universidades do País. Na conferência de abertura do congresso, o professor da Unicamp, Angel Pino, discute o tema A Perspectiva sócio-histórica. As políticas públicas e a formação de professores serão debatidas na mesa-redonda de encerramento, que reúne os pesquisadores César Augusto Minto (USP) e Jorge Luis Barbosa (UFF), em seguida ocorre a socialização dos trabalhos, encerrando o ciclo de atividades.

Um dos objetivos é aproximar pesquisadores, professores, alunos dos cursos e tantos outros que se dedicam à educação e criar um espaço acadêmico destinado ao debate amplo. Para tanto, o congresso vai contar com um espaço de comunicação, onde o relato de experiências será compartilhado entre alunos egressos, acadêmicos, professores, participantes e colaboradores.

Um conhecimento que será utilizado na elaboração de um documento, síntese dos trabalhos apresentados e reflexão do que é feito no projeto pela formação de professores em MT.

O congresso conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e prefeituras conveniadas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371640/visualizar/