Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 14 de Outubro de 2004 às 17:04

    Imprimir


Milhares de ultranacionalistas israelenses se manifestaram hoje, quinta-feira, em vários pontos de Israel para protestar contra a decisão do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, de se retirar da Faixa de Gaza.

O maior protesto, com cerca de 3.000 pessoas, é realizado em Jerusalém, enquanto em Be'er Sheva, no deserto de Neguev, assistiram centenas de israelenses, contra as expectativas de seus organizadores que esperavam pelo menos 500.000 participantes, segundo o jornal "Ha'aretz".

Os colonos judeus tentaram convocar cem manifestações simultâneas em Israel e reunir meio milhão de pessoas o que, aparentemente, não conseguiram.

A polícia de Jerusalém deteve um manifestante que levava um pau por -segundo disseram-, incitar a violência.

Na entrada da cidade, a polícia dispersou um grupo de manifestantes que levavam bandeiras do movimento ultradireitista ilegalizado "Kach".

Sharon anunciou hoje que a retirada militar e dos assentamentos da Faixa de Gaza começará em maio de 2005, e não durará mais de doze semanas.

É a primeira vez que Sharon anuncia o calendário da retirada da Faixa de Gaza, parte fundamental de "seu plano de desconexão" que inclui também a retirada de quatro assentamentos isolados no norte da Cisjordânia.

Hoje continuavam os esforços do primeiro-ministro para garantir uma maioria na votação prevista para o próximo 25 de outubro no Parlamento sobre o plano de desligamento.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371866/visualizar/