Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 15:19

    Imprimir


As professoras Isabel Corrêa Ribeiro e Maria Auxiliadora de Oliveira, da Escola Municipal de Educação Básica Marechal Mariano da Silva Rondon, em Cuiabá, foram as vencedoras do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental - 2004. O prêmio será entregue a 20 professores, no Dia do Professor (15 de outubro), no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Tarso Genro.

As professoras têm estimulado as crianças a ler por meio do projeto Livro sem contra-indicaçõe. "A escola deve despertar maior interesse dos alunos pela leitura e escrita. E isso precisa ser feito de forma prazerosa", analisa Isabel Cristina. Ela virá a Brasília receber o prêmio também em nome da colega Maria Auxiliadora, co-autora. As duas conseguiram, entre outras vitórias, por meio da poesia, desenvolver a sensibilidade das crianças, "proporcionando-lhes a emoção de descobrir a beleza nas coisas mais simples".

O projeto contou com grandes parceiros: um contador de histórias, poetas, professoras de inglês e português, pais de alunos e moradores da comunidade. Os pais produziram um livro de poemas com as crianças. "Isso foi fundamental", comenta Maria Auxiliadora. Na sua avaliação, a criança que lê é capaz de interpretar e ter menos dificuldade no estudo da língua. "O aluno que lê aumenta o vocabulário, adquire maior fluência verbal e escreve com facilidade, o que favorece o processo de letramento e o raciocínio lógico-matemático", explica.

As duas professoras ressaltaram junto aos alunos a importância do respeito ao ser humano, de vivenciar a amizade e a solidariedade. As crianças conheceram a biografia dos autores estudados e a contribuição que deram à literatura. Do projeto saíram o livro de poemas Meu bem-querer, produzido em conjunto com os familiares; a revista em quadrinhos Uma vovó diferente, texto coletivo e ilustração participativa da família; o livro de histórias A criança e o caminho da história; e os livros Depoimentos de pais e filhos, Livro Atividades e Mergulho na alma, escrito pelas professoras.

Prêmio

O Prêmio Incentivo à Educação Fundamental é promovido pelo Ministério da Educação e Fundação Bunge (antiga Fundação Santista). Teve início em 1995 para selecionar boas experiências feitas por professores de 1a a 4a série do ensino fundamental. Cada vencedor ganhará um troféu, idealizado pela artista plástica e gravadora paulista Maria Bonomi, R$ 5 mil, diploma, viagem e estada em Brasília, no período de 13 a 15 de outubro. A Fundação Bunge, em parceria com as secretarias de Educação, também leva os professores premiados para seminários, em várias partes do Brasil onde a empresa tem sede, para compartilhar suas experiências com outros professores.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372145/visualizar/