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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Outubro de 2004 às 07:20

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Vinte sete representantes de 23 empresas de Mato Grosso, entre elas dos setores hospitalar, mineração, refrigerantes e cosmético, estreitaram o relacionamento comercial com vários países durante três dias (21 a 23 de setembro) na 29ª Expocruz em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Os empresários participaram de mais de 200 rodadas de negócios em que tiveram contato com empresas da Bolívia, Chile, Peru, Argentina, Paraguai e Estados Unidos.

Segundo o gestor de Comércio Exterior Maurílio Galesso, da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), os participantes aproveitaram a oportunidade para trocar cartões de visita, mostrar seus produtos, agendar novas reuniões e conhecer de perto o mercado consumidor e produtor dos países vizinhos.

"O resultado dessa visita é percebido em longo prazo. Não se fecha negócio de imediato, Embora isso também possa ocorrer, as negociações são construídas. Entretanto, esse contato é muito importante para abrir mercados", avaliou Galesso.

De acordo com o gestor, a Bolívia sozinha compra mais que todos os países juntos do Mercosul (Mercado Comum do Sul). No ano passado, os negócios com o país vizinho somaram US$ 30 milhões. Este ano, já ultrapassam a US$ 32 milhões.

O coordenador do Centro de Negócios Internacionais (CNI), Gavur Kirst, da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), destaca que diferente de edições passadas, os empresários participaram da Expocruz focados em realizar negócios. "Anteriormente, percebíamos que o interesse deles era mais em passear, agora não. Parecem mais direcionados em fechar negócios", observou Kirst.

De acordo com o coordenador, a participação de Mato Grosso em eventos como a Expocruz é fundamental para ampliar as relações comerciais com os vizinhos, que ainda não são tão representativas. "É importante não apenas para vender, mas também que Mato Grosso adquira produtos nesses países. São mais próximos e as exigências semelhantes com as do Brasil", ponderou Kirst.

Outro ponto interessante que o coordenador do CNI verificou nas rodadas de negócios foi o grande interesse de empresas dos países da América do Sul em buscar distribuidores de seus produtos em Mato Grosso. "Só as rodadas em que a Fiemt participou, cinco fabricantes manifestaram o interesse", afirmou.




Fonte: Folha do Estado

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