Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 06:04
Por: Ana Assumpção

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação está capacitando os professores alfabetizadores do programa Letração, do município de Várzea Grande até sábado (09.10), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Eles estão se preparando para o início das aulas, marcado para o dia 18 de outubro. O Letração, que faz parte do programa Escola Atrativa de planejamento estratégico, foi criado pelo governo do Estado, por meio da Seduc, em parceria com o MEC e tem como meta alfabetizar 224.760 jovens e adultos com mais de 15 anos até o final de 2006.

Para os professores participantes, a capacitação é o passo inicial para um Estado que possui muitas pessoas que não sabem ler nem escrever. “Erradicar o analfabetismo é uma ansiedade de qualquer educador e nós estamos aqui para dar a muitos jovens e adultos o direito de exercer sua cidadania”, falou a professora Maria Auxiliadora da Silva Garção. Ela também destacou as características regionais marcantes no material didático. “Eles não vão apenas aprender a ler e escrever. Também vão conhecer mais sobre a nossa cultura”, disse.

“Já era para ter acontecido há muito tempo”, lembrou o professor Neemias Ferreira de Souza, que considera o valor irrisório pago pelo projeto, diante do que os educadores podem fazer pelo grande problema do analfabetismo em Mato Grosso e no Brasil. “Também temos que ensinar aos nossos novos alunos a nunca desistir e ter cada vez mais vontade de aprender”, ressaltou ele.

Durante esta semana também acontece a capacitação de cerca de 1.419 alfabetizadores nos seguintes pólos: Alto Araguaia; Barra do Garças; Cáceres; Diamantino; Pontes e Lacerda; Rondonópolis; Sinop; Alta Floresta; Tangará; Porto Espiridião; Paranatinga; Jucimeira; Guiratinga; Rosário Oeste; Comodoro; Juara, e Nova Olímpia.

AULAS – O início das aulas, para os não alfabetizados, será no próximo dia 18 e, no final do curso, o aluno passará por uma avaliação. Concluída a etapa de alfabetização, os jovens e adultos serão encaminhados às escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para dar continuidade aos estudos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372971/visualizar/