Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Outubro de 2004 às 22:21

    Imprimir


Depois de passar por uma capacitação sobre “Ambiente Colaborativo de Aprendizagem”, de (28.09 a 01.10) denominado E-Proinfo, os professores e pedagogos do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) poderão dar cursos à distância utilizando um ambiente on-line, via Internet.

Ao longo de quatro dias, cerca de 14 colaboradores do Ceprotec, entre professores e analistas de sistema, foram capacitados a manusear a plataforma de ensino E-Proinfo, conhecido como um “Ambiente Colaborativo de Aprendizagem via internet. O sistema existe desde 1997 no governo federal, mas foi disponibilizado como nova plataforma de utilização em janeiro deste ano, e é utilizado como ferramenta de governo para capacitações em diversas instituições públicas, além das educacionais.

De acordo com o instrutor do ambiente E-Proinfo, da Secretaria Federal de Educação a Distância, Flavio Mares, que veio de Brasília para ministrar o curso, a plataforma foi criada pelo Ministério da Educação, MEC, para as instituições de ensino lançarem cursos à distância. ”Com a abertura da plataforma à todas as instituições públicas deixamos de atender só instituições de ensino e atendemos todos os segmento. Por isso ela não é essencialmente uma plataforma de E-learning, pois ela pode ser usada para aperfeiçoamento de funcionários. Até agora a capacitação foi dada para 79 instituições como Advocacia Geral da União, Marinha do Brasil e Polícias Militares”, explicou.

Ainda segundo Mares para ter acesso à capacitação E-Proinfo, qualquer instituição pública, como universidades, secretarias estaduais e municipais de educação, podem ter acesso a esta capacitação desde que seja firmado um convênio com a Secretaria de Educação à Distância, vinculada ao MEC. Mais informações com Nelcina no E-mail: eproinfo-contato@mec.gov.br.

CURSOS ON LINE

Animados com a capacitação a coordenadoria de expansão de Rede do Ceprotec em conjunto com os professores convidados do Ceprotec ira oferecer em breve uma capacitação interna sobre educação à distância. “Vamos utilizar o ambiente colaborativo, E-Proinfo para dar esta capacitação, os coordenadores e diretores das Uneds serão os alunos no ambiente para só depois eles passarem a utilizar o ambiente para cursos on-line”, anunciou a coordenadora de Expansão de Rede Gislaine Marques.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372978/visualizar/