Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Outubro de 2004 às 09:10
Por: Clarice Navarro

    Imprimir


Os eleitores de Cáceres terão tranqüilidade e segurança para votar neste domingo, quando cinco candidatos disputarão à prefeitura do município e 146 candidatos disputam as dez vagas para a Câmara Municipal. A garantia é das juízas eleitorais Maria Rose de Meira Borba e Suzana Guimarães Ribeiro, das 6ª e 52ª zonas eleitorais, respectivamente. “Fizemos um trabalho preventivo e atuaremos com rigor contra a prática de crimes eleitorais” - garantiram.

A Justiça Eleitoral recebeu a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Flávio José Bertin que, nos dois últimos dias vem percorrendo os maiores colégios eleitorais de Mato Grosso para acompanhar como estão os preparativos para as eleições. “Começamos a trabalhar no início do ano, fazendo um trabalho de conscientização, na intenção de acabar de vez com os antigos currais eleitorais e desvincular o eleitor do candidato. O eleitor tem que ter liberdade de escolha”.

Segundo ele, tudo está tranquilo. No Mato Grosso, as eleições terão um custo de R$ 5,6 milhões. Nos 142 municípios, serão 60 juízes eleitorais e 53 juízes assistentes em atuação.

Em Cáceres, a zona urbana será dividida em quatro setores para facilitar a fiscalização. No município, a Justiça Eleitoral criou o slogan: “Boca de urna, tolerância zero”, e orientou a população através de folhetos e entrevistas na mídia. Os promotores eleitorais Antonio Sérgio Cordeiro Piedade e Clóvis de Almeida Júnior, assim como o presidente da seccional da OAB, Fábio de Sá, afirmam que domingo, dia 3, é o dia do eleitor e a única coisa que pode ser feita é votar.

Boca-de-urna é crime, compra de votos, transporte de eleitor, distribuição de comida ou qualquer oferta em troca de favores. Quem for pego em flagrante, no dia das eleições, será preso e encaminhado ao quartel da PM. A pena para o crime pode chegar a quatro anos de reclusão.

“Todos estão prevenidos”, avalia o presidente do TRE, Flávio Bertin. Em Cáceres, são 55.072 deles, que votarão em 73 urnas. Na zona rural, são 17 trajetos e 30 ônibus credenciados para fazer o transporte do eleitor. Cada urna terá a presença de dois policiais militares. “Acreditamos que, apesar de uma disputa acirrada durante a campanha, o dia da eleição será tranquilo” - concluem as juízas.

OUTRA MATERIA

“Nenhuma candidatura foi cassada em Cáceres”. A informação foi dada ontem pelo presidente do TRE/MT, Flávio José Bertin, durante visita à justiça eleitoral local. Assim, apesar de boatos que circularam na semana, os cinco candidatos permanecem na disputa. O prefeito Túlio Fontes (PFL) tenta a reeleição, na coligação Cáceres no Rumo Certo. Ricardo Henry (PP), concorre pela coligação Cáceres em Ação. Fernanda Martins (PMDB), pela coligação Cáceres Paixão por Você. Francisco da Silva Leite tem candidatura independente pelo PSB, assim como Ricardo de Freitas, pelo PSTU. As últimas pesquisas divulgadas no decorrer desta semana, apontavam a vantagem de Ricardo Henry sobre os demais, seguido por Túlio Fontes.

No dia 30, os candidatos encerram a campanha com comícios, carreatas e passeatas em vários pontos da cidade. Durante a campanha eleitoral, os programas se diferenciaram em ataques e apresentação de propostas. Na avaliação do eleitor, a coligação Cáceres em Ação se saiu melhor na mídia, fazendo um programa mais ético e mostrando os objetivos do candidato, caso eleito




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373383/visualizar/