Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Outubro de 2004 às 08:55

    Imprimir


Os quatro candidatos a prefeito de Cuiabá melhor colocados nas pesquisas de intenção de voto trazem ao eleitor neste dia três de outubro planos de governo densos, desenvolvidos por equipes constituídas de até cem profissionais especializados. As propostas chaves dos postulantes Wilson Santos (PSDB), Sérgio Ricardo (PPS), Alexandre Cesar (PT) e Totó Parente (PMDB), no entanto, caíram num processo de padronização ao longo da campanha. Hoje, as principais candidaturas pregam a extinção do terminal de ônibus da praça Bispo Dom José, a implantação da Guarda Municipal, a instituição do Banco do Povo, a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF) e o aumento do número de creches na capital.

No último debate dos candidatos antes do primeiro turno das eleições municipais, realizado na quinta-feira pela TV Centro América, a padronização das propostas ficou mais explícita. Pode-se incluir aqui o candidato Josué Neves (Prona), que também participou das discussões em razão de seu partido ter representatividade na Câmara Federal. Neves, Wilson Santos, Sérgio Ricardo, Totó Parente e Alexandre Cesar defenderam uma contrapartida do município na área da Segurança Pública.

Ocorre portanto que todos planejam instituir a Secretaria Municipal de Segurança e montar uma Guarda Comunitária para atuar na preservação do patrimônio público, inibir a violência nos bairros com maiores índices de criminalidade a partir da aproximação com a comunidade. Totó, Josué e Wilson pregaram a instalação de câmeras de vídeo nas avenidas, ruas e pontos de grande concentração de pessoas. Tal proposta partiu do candidato tucano desde quando ensaiava para lançar a candidatura oficialmente e apareceu pela primeira vez no programa do PSDB, quando a propaganda eleitoral ainda estava proibida pela Justiça.

Coordenador do plano de governo do candidato Totó Parente, o economista Antônio Humberto de Oliveira admite a reformulação de algumas propostas. “É natural e isso ocorre principalmente após os debates. Se um candidato apresenta a proposta de instalar câmeras de vídeo, por exemplo, e o projeto pode trazer resultados positivos, eu vou colocar a proposta no nosso plano também. O mesmo ocorreu com a extinção do terminal da Bispo, defendido primeiramente pelo Totó”, argumenta o professor.

Não caberia nesse momento, horas ou minutos antes de confirmar na urna o nome escolhido por você para comandar a administração da capital, questionar autoria de todas as propostas lançadas ao longo desses três meses de campanha eleitoral. Vale conhecer os compromissos chaves de cada um, seja para auxiliar ainda na sua escolha ou para cobrar dos postulantes o cumprimento das promessas e, principalmente, analisar a coerência das composições políticas no segundo turno.

O Diário traz hoje uma síntese das propostas chaves de cada um apresentadas nos respectivos planos de governo e um breve histórico da carreira política dos quatro postulantes melhor colocados nas pesquisas de intenção de voto dos diversos institutos de pesquisa nacionais e do Estado.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373386/visualizar/