Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 03 de Outubro de 2004 às 08:38

    Imprimir


As eleições municipais que acontecem no Brasil neste domingo serão uma tentativa do PT de ampliar seu poder em todo o país, diz a edição de hoje do jornal britânico "Financial Times".

"Queremos consolidar a maneira petista de governar e legislar, com responsabilidade e participação popular", disse um dos diretores nacionais do PT, Gleber Naime ao diário britânico.

Apesar de São Paulo ("a maior cidade brasileira e uma fortaleza do PT", diz o "FT") ser provavelmente o desafio mais importante, a pretensão do PT é se tornar um partido nacional, diz o jornal inglês.

Segundo o diário, o PT ampliou seu número de candidatos a prefeito para 2.200 nos últimos quatro anos - aumento de 65% - e a representação do PT no cenário político passou de 51% dos municípios para os atuais 96%.

O diário lembra ainda que os resultados das eleições serão vistos como uma avaliação de Lula e da sua política econômica. "Em um país tão vasto, os prefeitos (...) podem ainda ser cruciais para a provável campanha de Lula pela reeleição daqui a dois anos", diz o diário inglês.

O "FT" diz que o "pragmatismo centrista" dos profissionais de marketing do PT passou a substituir os militantes do partido e a fazer alianças com partidos de centro-direita. Lembra também que os candidatos precisam assinar um termo de fidelidade, que inclui o compromisso de fazer doações ao partido.

"Esse imposto é único entre os partidos brasileiros e tem sido fundamental para o financiamento da luta do partido pelo poder", diz o "FT".




Fonte: FolhaNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373389/visualizar/