Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Setembro de 2004 às 16:46

    Imprimir


O presidente do laboratório Merck Sharp & Dohme (MSD) no Brasil, José Tadeu Alves, avisa que o antiinflamatório Vioxx (rofecoxibe), retirado do mercado mundial hoje (30), não deverá mais ser tomado pelos pacientes.

O motivo da retirada foi a constatação de efeitos colaterais sobre o sistema cardiovascular, em estudos feitos durante 18 meses. Nestes estudos, com 2.600 pessoas, de 40 a 96 anos, em todo o mundo, o Vioxx foi ministrado paralelamente a um placebo.

Na terceira avaliação foram constatados 45 casos de efeitos colaterais no sistema cardiovascular, tais como angina, enfarte agudo do miocárdio, derrame cerebral e eventos periféricos como trombose.

Houve cinco mortes no grupo que utilizou o placebo e cinco mortes no grupo que utilizava Vioxx. Embora essas mortes não tenham sido causadas efetivamente pelo uso de Vioxx, o comitê do MSD que acompanhava os estudos decidiu interromper a venda do produto.

No Brasil, as vendas anuais do medicamento somam US$ 30 milhões, com a comercialização de 6 milhões de caixas por ano. A apresentação do medicamento é em comprimidos de 25 e 50 miligramas.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373560/visualizar/