Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 18:24

    Imprimir


A variação de 0,69% no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de setembro foi a menor desde fevereiro deste ano. De março a junho, o índice apresentou aumento e, até agosto, caiu, embora tenha permanecido acima de 1%. Para o coordenador de Análises Econômicas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros, é possível concluir que o resultado de setembro afasta a apreensão com os rumos da inflação.

“Com esse resultado, acho que fica claro que foram exageradas todas as preocupações de que a inflação pudesse estar fugindo ao controle. Inflação é uma coisa para a qual a gente sempre tem que estar alerta, vigilante, tomando medidas para combater. O Banco Central sinalizou para o mercado que está presente, mas acho que não há nenhum risco iminente. Esse resultado, por ser tão abaixo do padrão de antes, evidencia isso", analisou.

Quadros destacou, no entanto, que embora a desaceleração tenha sido significativa - passou de 1,22% em agosto para 0,69% em setembro - isso não pode garantir o mesmo patamar nos próximos meses. “Não quer dizer que, a partir de agora, estamos em uma faixa significativamente abaixo. Não sei ainda. É cedo para dizer isso. Acho que a leitura geral é bem positiva”, disse o economista.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373659/visualizar/