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Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 20 de Setembro de 2004 às 16:26

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Há cerca de dois meses, o Governo do Estado iniciou as obras de restauração e conservação em 82,3 km ao longo da rodovia BR-163, no trecho localizado entre os municípios de Tapurah e Santa Helena do Norte, situados ao Norte de Cuiabá. O investimento orçado em R$ 2,7 milhões está sendo aplicado na manutenção dos pontos considerados mais críticos da rodovia, onde até mesmo a base asfáltica já desapareceu, devido ao intenso fluxo de veículos e a ausência de investimentos na malha. Em grande parte do trecho, os veículos são forçados a reduzir em até 10 km/h, ou realizar manobras arriscadas para trafegar nos locais mais danificados, arriscando sua segurança e a dos demais usuários. De toda a extensão, já foram restaurados cerca de 40 km.

O secretário de Estado de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, vistoriou nesta sexta-feira as obras de pavimentação da BR-163 em 34,12 km, no trecho entre as cidades de Santa Helena e Peixoto de Azevedo. No convênio firmado entre o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infra-estrututa e Transporte (DNIT), e o Governo do Estado a cargo da Secretaria de Infra-estrutura, serão aplicados R$ 13,7 milhões, sendo que ao Estado cabe o investimento de R$ 9,4 milhões, ou seja, 69,3% dos custos, participando a União com o correspondente a R$ 4,2 milhões do valor da obra. Até o final deste ano, devem ser concluídos os primeiros 10 km de pavimentação.

O recursos destinados à conservação e implementação da malha viária estadual são oriundos da arrecadação da fonte 131, Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), o qual destina 70% da arrecadação para estruturação da malha (Programa Estradeiro), sendo o restante revertido para o programa de construção de casas populares (Meu Lar).

As obras de pavimentação da MT-242, no trecho entre as cidades de Sorriso, Ipiranga do Norte e Itanhangá também foram vistoriadas. Ao todo serão pavimentados 76 km de estradas, por meio da parceria entre Governo do Estado e produtores rurais. Até o momento, já foi concluída a pavimentação de aproximadamente 22 km do trecho — sendo executadas no restante da extensão as etapas de terraplenagem, base e sub-base para a capa asfáltica.

Outra obra bastante esperada pela região é a pavimentação de 26 km da MT-338, a conhecida “estrada da baiana”, localizada no município de Tapurah, localizada no trecho até o Distrito de Ana Terra. A obra também é resultado da parceria estabelecida pelo Governo do Estado com os produtores da região. Tapurah desponta hoje como um dos municípios com grande capacidade e aptidão para a produção graneleira em Mato Grosso, especialmente no cultivo do soja.

Apenas no Programa Estradeiro, o Governo do Estado já investiu desde o ano passado cerca de R$ 118 milhões na melhoria e implantação da malha viária estadual. O programa abrange, além da recuperação e pavimentação de novas estradas, a manutenção de rodovias não-pavimentadas, abertura de novas rotas, construção de pontes de concreto e madeira, a locação de patrulhas rodoviárias para manutenção de trechos em terra, também subsidiando o Programa Pró-reforma, que recuperou mais de 430 das 650 máquinas municipais desativadas por falta de reparos, entre outras ações.

Hoje, o Estado está trabalhando na execução de mais de 780 obras espalhadas por todas as regiões. Apenas na construção de pontes, Mato Grosso possui um canteiro de obras para a execução de 162 pontes, sendo 16 destas de concreto, e equipes recuperando cerca de 8 mil km de estradas não-pavimentadas. No setor de habitação, estão em construção 130 conjuntos habitacionais, atendendo a mais de 100 cidades.




Fonte: Só Notícias

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