Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 15 de Setembro de 2004 às 15:01

    Imprimir


O governo federal lança nesta quinta-feira (16) o Programa Nacional de Turismo Rural para a Agricultura Familiar. A idéia é oferecer mais uma oportunidade de renda e trabalho para os produtores, uma vez que o campo tem se mostrado fértil para a implantação de novas atividades econômicas.

O agricultor interessado vai poder contar com algumas modalidades de crédito e assistência técnica específicas. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agriultura Familiar (Pronaf), por exemplo, poderá apoiar projetos de planejamento das atividades turísticas, inventários dos potenciais da região e das propriedades, construção de pousadas e restaurantes, além da criação de produtos, que envolve marcas, embalagem e certificação.

Nas linhas de crédito de investimentos para os grupos C, D, e E do Pronaf é oferecida a possibilidade de ampliação em até 50% do limite de financiamento para estimular atividades de turismo rural. Informações dos encargos financeiros, bônus de adimplência, prazos de carência e reembolso estão no plano safra para a agricultura familiar 2004-2005, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O financiamento da infra-estrutura comunitártia ou territorial de apoio ao turismo poderá ser obtido junto ao Pronaf, respeitando as prioridades estabelecidas em cada região. As propostas devem ser encaminhadas e debatidas nos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável. O detalhamento dos territórios pode ser obtido nas Delegacias do MDA nos estados.

O programa é fruto de uma série de discussões com a sociedade e tem como base o estabelecimento de parcerias, como o Ministério da Ambiente. A idéia é incentivar a participação das organizações de agricultores familiares nos conselhos municipais de turismo. Até 2007, em todo País, a meta é capacitar 27 mil agricultores, promover 732 cursos e oficinas, produzir 20 manuais técnicos e didáticos, beneficiar cerca de 1,4 mil imóveis com infra-estrutura e implementar 921 produtos turísticos da agricultura familiar.

O Programa Nacional de Turismo Rural para a Agricultura Familiar será lançado em São Paulo na abertura da primeira Feiratur (Feira de Turismo Rural), no Frei Caneca Convention, às 11h, com a participação do Secretário da Agricultura Familiar, Walter Bianchini.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374542/visualizar/