Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 16:16

    Imprimir


A Toyota e a Nissan vão unir forças para reduzirem custos e criarem um padrão internacional para softwares que são usados em sistemas eletrônicos automotivos.

As duas principais montadoras do Japão afirmaram na quinta-feira que a aliança vai permitir economia de custos de desenvolvimento e melhoria no software usado nos componentes eletrônicos. A tecnologia é comparável a sistemas operacionais que controlam as funções de computadores.

As companhias vão trabalhar juntas em uma organização não-lucrativa chamada JASPAR (Japan Automotive Software Platform and Architecture), criada na quarta-feira por duas empresas do grupo Toyota.

A JASPAR também está buscando participação de outras montadoras e de fabricantes de componentes eletrônicos na esperança de se tornar o primeiro grupo a criar um padrão internacional.

Grupos similares já existem, liderados por empresas como DaimlerChrysler, BMW e Bosch, mas nenhuma plataforma comum foi criada. Representantes da Toyota e da Nissan afirmaram que ainda não é possível estabelecer uma previsão de redução de custos gerada pela parceria.

Mas um levantamento feito pelo Ministério da Economia do Japão estima que as montadoras do país gastam anualmente cerca de 915 milhões de dólares em desenvolvimento de software, 10 vezes o patamar registrado há uma década. Os custos devem crescer ainda mais 10 vezes até 2014, afirma o ministério.

A eletrônica substituiu há muito tempo a mecânica nos sistemas de freio e direção dos veículos e sua participação deve crescer ainda mais conforme as montadoras criam carros mais seguros e limpos, com recursos como controle de rotas e posicionamento.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374827/visualizar/