Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 08:33

    Imprimir


O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) vai abrir um concurso público para preenchimento de pelo menos 6.500 vagas em todo o país. A meta foi anunciada na última final de semana pelo ministro da Previdência, Amir Lando, e pelo presidente nacional do INSS, Carlos Bezerra, durante visita a municípios do interior de Mato Grosso.

“Este concurso público já está definido. Só estamos ultimando os detalhes técnicos para realizá-lo”, informou o ministro Amir Lando, durante a inauguração da agência do INSS no município de Matupá, no último sábado. Além de Matupá, Lando e Carlos Bezerra inauguraram uma agência no município de Sorriso. O próximo município mato-grossense a receber uma agência do INSS é Confresa, no Baixo Araguaia, o que elevará para 29 o número de unidades do órgão no Estado.

A política de expansão, porém, não pára por aí. Já há a determinação para se implantar uma nova agência no município de Rondonópolis, bem como para a abertura de unidades de atendimento do Instituto em regiões da capital como o Coxipó e o CPA – que agregam cada uma deles mais de 100 mil habitantes.

Com a ampliação dos postos de atendimento, fazendo o que o presidente do INSS Carlos Bezerra classifica de “encurtamento da distância entre a Previdência e sua clientela”, há necessidade de contratação imediata de servidores em todo o país.

“O INSS concedia há 20 anos 8 milhões de benefícios e contava, para isso, com cerca de 60 mil servidores. Hoje concede mais de 22 milhões de benefícios e tem pouco mais de 40 mil servidores. Temos uma clientela que cresceu quase três vezes e diminuímos o número de servidores”, ponderou Carlos Bezerra, em Matupá.

Ele ressaltou ainda o caráter de “redistribuição de renda” que adquiriu o sistema previdenciário brasileiro. “Não há dúvida de que se trata do maior programa de distribuição de renda do mundo. Hoje 64% dos municípios do país sobrevivem com os benefícios pagos a mais de 22 milhões de brasileiros”, informou.

Apoio Político

Amir Lando e Carlos Bezerra, bem como lideranças do PMDB no Estado como a deputada federal Teté Bezerra e os deputados estaduais Silval Barbosa e Nataniel de Jesus, realizaram também no último final de semana um giro por municípios próximos onde agências do INSS foram inauguradas ou visitadas, garantindo o apoio do PMDB a vários candidatos a prefeito do partido no Estado.

Na sexta-feira (03), recebeu o apoio das lideranças peemedebistas o candidato a prefeito de Colíder, Nilson Santos. No sábado houve manifestações de apoios aos candidatos José Nilton Niki, em Vera; Janete Lima, em Guarantã do Norte e Dr. Sinvaldo, em Peixoto de Azevedo. No domingo, as lideranças prestigiaram as candidaturas de Paulo Bersch, em Primavera do Leste; Antônio Rodrigues, em Poxoréo, e Zé Carlos do Pátio, em Rondonópolis.

O próprio ministro já esteve em Cuiabá no último mês de junho, quando também fez questão de participar de um encontro municipal do PMDB, em apoio à candidatura de Totó Parente. Em Brasília, através da deputada federal Teté Bezerra, Lando, bem como lideranças nacionais como Michel Temer, José Sarney e Maguito Vilela também já gravaram depoimentos de apoio a candidatos a prefeito do PMDB no Estado.

“O PMDB é como uma família. Trabalha unido. Vamos estar em Brasília encaminhando os pleitos dos nossos companheiros prefeitos, independente do Estado de origem”, garantiu Amir Lando ontem (05) em Primavera do Leste, em ato de apoio ao médico Paulo Bersch. “Primavera está de parabéns por possuir um candidato com a postura, a capacidade e a visão empreendedora do doutor Paulo”, disse o ministro da Previdência, em almoço com mais de 800 lideranças locais. Em Poxoréo, mais de 500 pessoas lotaram um clube da cidade para recepcioná-lo. “Aqui vejo que o povo já escolheu a sua reeleição, prefeito Antônio Rodrigues. É um sinal claro de que fez um grande trabalho pelo município”, avaliou Amir Lando.

Em Rondonópolis, Lando prestigiou um comício do candidato a prefeito Zé Carlos do Pátio, na Vila Operária. A postura do candidato peemedebista no município foi destacada pelo ministro. “O Zé Carlos é da lavra dos políticos que têm firmeza, competência, lealdade às causas sociais e cheiro de povo”, considerou o ministro.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375004/visualizar/