Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 30 de Agosto de 2004 às 15:07

    Imprimir


A Agência Espacial Européia (ESA, sigla em inglês) publicou hoje, segunda-feira, novas imagens da parte sul do canyon Vales Marineris em Marte, chamada Eos Chasma, que mostram diversidade de superfícies.

As fotografias em três dimensões e em preto e branco foram feitas pela Câmara Estereofonia de Alta Resolução (HRSC) a bordo da nave européia Mars Express e fabricada pelo Instituto Berlim-Adlershof para a pesquisa planetária.

A zona sul do canyon marciano Vales Marineris se encontra no centro, a uma latitude de 11 graus Sul e a uma longitude de 322 graus Leste do planeta Vermelho.

A nave espacial Mars Express fez estas imagens na órbita 533 em junho deste ano a uma resolução original de 80 metros por píxel mas foram comprimidas posteriormente para usá-las na internet, acrescenta a ESA.

Através das fotografias se pôde medir uma altura de 5.000 metros entre as planícies e a superfície do vale.

Além disso, as imagens mostram que as planícies do sul estão cobertas de numerosos crateras com diâmetros de 20 quilômetros e canais de drenagem, informou a ESA.

Acrescentou que na parte leste, no entanto, predominam as regiões isoladas com superfícies gretadas e que a direção de fluxo dos canais de drenagem neste área é ambígua.

A parte norte do vale de Eos Chasma é uma área com montanhas angulares de quase 1.000 metros, enquanto que a parte sul deixa ver uma topografia lisa com estruturas definidas.

As imagens com grande detalhe que proporciona a câmara HRSC permitem aos geólogos pesquisar a morfologia de Marte, ou seja a evolução de suas rochas e as formas do terreno, assim como analisar a luz refletida pelo canyon para entender de que tipo de materiais está formado.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375559/visualizar/