Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 26 de Agosto de 2004 às 08:37

    Imprimir


O Brasil deverá ter mais de 209 milhões de habitantes em 2020, segundo projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do Ministério do Planejamento. Daqui a 16 anos, o Brasil terá mais idosos e menos crianças, e terá que gerar 1,1 milhão de novos empregos por ano entre 2000 e 2020 para atender à demanda por ocupação da população em idade ativa.

De acordo com a Folha de S. Paulo, as projeções levam em conta os indicadores de mortalidade e fecundidade nos últimos anos, e são uma importante ferramenta para o planejamento de políticas públicas.

A diminuição do número de crianças e o aumento do número de idosos no país trazem oportunidades e desafios para as políticas públicas. A diminuição do número de crianças poderia aumentar o gasto por aluno na educação, por exemplo. Kaizô Beltrão, que realizaou a pesquisa ao lado de Ana Amélia Camarano e Solange Kanso, faz um alerta.

"Ainda não temos cobertura total da educação em todos os níveis de ensino básico. Além disso, há ainda um número considerável de alunos que não conseguem terminar o ensino fundamental. Mesmo que parasse de nascer criança no Brasil, ainda teríamos muito a fazer", diz.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375685/visualizar/