Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 21 de Agosto de 2004 às 17:33
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


Durante fórum que, na tarde deste sábado (21.08), discutiu o "Turismo na Amazônia", a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira de Assis, enfatizou que o Governo está trabalhando ações para fortalecer as vocações turísticas de Mato Grosso.

O fórum realizado como parte da programação da Amazontech é uma das atividades, que reuniu estudantes, integrantes do trade turístico e técnicos no do último dia do evento dedicado às discussões do desenvolvimento sustentável do turismo nos Estados que compõem a Amazônia Legal.

Yêda Assis falou das ações que o Governo do Estado está desenvolvendo em todo Mato Grosso, buscando fomentar e fortalecer o turismo regional."Estamos promovendo Mato Grosso, com o objetivo de destinar o turista para os produtos existentes, aumentando a competitividade entre os destinos turísticos e contribuindo de forma eficaz para um real desenvolvimento do turismo no Estado", destacou a secretária.

Entre as ações, está o 1º Campeonato Estadual de Pesca, criado com a finalidade de alavancar o turismo, proporcionar lazer e divulgar técnicas de sustentabilidade, garantindo a sobrevivência e o progresso das populações ribeirinhas. O campeonato está em sua sétima etapa, que será realizada neste domingo em Brasnorte, e a final marcada para 19 de setembro, em Pontes e Lacerda, e proporciona aos participantes a oportunidade de pescar em três bacias diferentes, Araguaia, Paraguai e Amazônica.

"A pesca é milenar. O papel do Estado é promovê-la como atividade esportiva e sustentável econômica, social e ambientalmente", concluiu a secretária Yêda Assis.

Durante o fórum, representantes Ministério do Turismo apresentaram as ações do do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur), que visa estruturar e atrair investimentos de forma sustentada para a Amazônia Legal. O programa desenvolvido pelos Ministérios do Turismo e Meio Ambiente, investirá até 2007, cerca de 167 milhões de reais e contempla ações de sensibilização e posteriormente, de capacitação, procurando criar condições de desenvolvimento e sustentabilidade nas comunidades, conciliando exploração do turismo com a preservação da biodiversidade na Amazônia Legal.

O programa mapeou pólos de ecoturismo em toda a Amazônia. Em Mato Grosso, o Proecotur está investindo em ações em dois pólos, na região que compreende a Amazônia mato-grossense, no Norte do Estado, e no Vale do Guaporé, desde o Município de Cáceres até Vila Bela da Santíssima Trindade. Para a execução da primeira fase, o Estado foi beneficiado com R$ 162 mil.




Fonte: Assessoria/Amazontech

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375885/visualizar/