Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 21 de Agosto de 2004 às 15:18
Por: Juliana Cézar Nunes

    Imprimir


Brasília – Dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) viajam hoje à noite para o Haiti. Eles fazem parte de uma missão interministerial que tem como objetivo desenvolver ações de cooperação nas áreas de saúde, transporte público e agricultura familiar. A missão chega a Porto Príncipe na manhã deste domingo.

O engenheiro agrônomo André Yves Cribb, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio, e o coordenador de Cooperação Internacional da Embrapa, em Brasília, Washington Luiz de Carvalho e Silva, planejam fazer um diagnóstico da agricultura e das possibilidades de agroindustrialização em diversas regiões do país.

Para isso, a missão conta com um profissional que nasceu e estudou no Haiti. Cribb chegou ao Brasil em 1992 para cursar mestrado, casou e resolveu morar no Rio de Janeiro. Durante 10 anos, ele trabalhou no Ministério da Agricultura haitiano, experiência que rendeu uma ampla visão sobre os desafios a serem enfrentados nessa área.

“Cerca de 70% do país é formado por montanhas. A irrigação é um dos principais problemas dos agricultores”, afirmou Cribb, em entrevista à Agência Brasil. Segundo ele, o Haiti já chegou a se destacar na exportação de café e manga. Mas hoje precisa se preocupar mais com alimentos de consumo interno, como arroz, milho, feijão e batata. “A população cresceu muitos nos últimos anos. E com a instabilidade econômica e política, a miséria também aumentou.”




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375896/visualizar/