Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 13 de Agosto de 2004 às 12:51

    Imprimir


A inteligência das abelhas há muito é um fato, mas, agora, os especialistas descobriram que estes pequenos insetos podem usar técnicas de espionagem na busca por alimento. Um estudo publicado nos Proceedings of the Royal Society mostra que as abelhas "seguem" suas concorrentes para descobrir onde estão as melhores fontes de néctar.

De acordo com a Revista da Fapesp, a pesquisa - que uniu a Universidade de São Paulo, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola e a Universidade da Califórnia - acompanhou duas espécies de abelha sem ferrão, a Trigona spinipes e a Melipona rufiventris. Quando saem atrás de alimento as Trigona seguem as marcas olfativas deixadas por suas concorrentes, as M. rufiventris, em vez de procurar pelos sinais de suas companheiras.

As Trigona atacam em grupo, muitas vezes decapitando as adversárias. A descoberta reforça uma hipótese de Nieh: a dança que anuncia as fontes de néctar pode ter sido uma estratégia conservada durante a evolução desses insetos que garantiu o segredo sobre o lugar do alimento e evitou espionagem dos competidores.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376447/visualizar/