Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 16:32

    Imprimir


Um vírus que ataca telefones celulares aparentando ser um jogo está rondando sites que oferecem download de programas e compartilhamento de arquivos, alertam especialistas.

O vírus se propaga através de uma cópia adaptada do jogo Mosquitos.

Ele só atua em telefones que utilizam o sistema operacional Series 60, da Symbian.

Uma vez instalado, um programa oculto envia textos SMS para números que cobram tarifas mais altas.

O vírus não causa danos ao aparelho e sua propagação ainda é pequena, mas proprietários de celulares infectados podem não notar que têm o vírus, a menos que examinem textos enviados ou suas contas telefônicas.

O vírus pode ser facilmente apagado, da mesma forma como um jogo normal, embora acredita-se que seja o primeiro vírus de celular com objetivos perniciosos.

Cabir

O vírus surge meses depois do primeiro que atacou celulares, batizado de Cabir, e que se propagou via Bluetooth e era inofensivo.

O "Mosquito Trojan" é pernicioso porque emite mensagens de texto caras, sem o consentimento do usuário, enquanto ele está jogando Mosquitos.

Sal Viveros, diretor de segurança wireless da empresa de softwares antivírus McAfee, disse que há receio de que surjam cópias do novo vírus.

Ele pediu às operadoras de celular que dêem mais segurança às pessoas para impedir que esse tipo de programa malicioso penetre em seus aparelhos.

"Os usuários de celulares também precisam se certificar de que só baixam programas de sites legítimos para evitar infecção", acrescentou ele. O jogo só será instalado se os usuários ignoraram dois alertas que se apresentarem na tela.

A gigante japonesa do setor de telefones celulares, NTT DoCoMo, anunciou recentemente que está planejando fornecer maior proteção a seus clientes. A empresa tem a maior rede de telefones celulares do mundo, com 46,6 milhões de participantes.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376632/visualizar/