Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 08 de Agosto de 2004 às 15:32
Por: Alessandra Bastos e Carolina P

    Imprimir


Há quatro anos, 191 países firmaram a Declaração do Milênio. O documento estabelece oito metas a serem atingidas até 2015 com o objetivo de erradicar a pobreza, diminuir as desigualdades e garantir a sustentabilidade em todo o mundo.

Para discutir o cumprimento dessas metas, analisar o que vem sendo feito e traçar planos de curto e médio prazos, o Brasil promove a partir de amanhã (9) a primeira Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. “Vamos lembrar à sociedade que essas metas existem e mostrar quais são”, anuncia um dos líderes do movimento, Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos. Para ele, o Brasil "está tomando uma iniciativa inédita no mundo", exemplo para toda a humanidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o encontro, às 11h no Parlatino, em São Paulo, mas haverá eventos em todos os estados. Também participam da solenidade de abertura o governador em exercício de São Paulo, Cláudio Lembo; o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP); a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy; e o representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Carlos Lopes.

A semana é uma iniciativa da sociedade civil, destinada a sensibilizar e estimular os governos e a sociedade brasileira em torno dos temas cidadania e solidariedade. “Cada um deve saber o que é possível fazer para atingir as metas e pressionar governos, para que eles se comprometam e apresentem seus resultados”, afirma Oded Grajew. A escolha do dia 9 de agosto tem a intenção de lembrar a morte do sociólogo Herbert de Souza, Betinho, criador da Ação da Cidadania contra Fome e a Miséria e pela Vida.

Com o slogan "Nós Podemos", começará a ser veiculada no dia 15 uma campanha publicitária em torno do tema "Oito Jeitos de Mudar o Mundo". Dentro da programação, realiza-se o I Encontro de Conselhos de Políticas Públicas, que prevê a definição de uma estratégia comum de ação.

As oito metas da Declaração do Milênio são: erradicação da fome e da miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das gestantes, combate ao hiv/aids, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e o mundo todo trabalhando pelo desenvolvimento.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376927/visualizar/