Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 07 de Agosto de 2004 às 17:31
Por: NUNES MACIEL

    Imprimir




Inspirados no espírito olímpico, mais de 5.000 atletas participaram da cerimônia de abertura do XVIII Campeonato Pixote, na manhã deste sábado (07.08), no ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso. Considerado o maior evento de nível mirim-infantil da Região Centro-Oeste e um dos maiores da América do Sul, o Pixote deu início a uma míni-olimpíada que vai prosseguir por até três meses, com jogos em 17 modalidades esportivas. A comissão organizadora calcula que o evento reunirá mais de 12 mil participantes. Só nos esportes coletivos, são 8.036 participantes.

Promovido pela Secretaria de Desporto e Lazer do Município (Sedel), com total apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes (Seel), o Campeonato Pixote teve uma bela festa em sua abertura. Com o protocolo quebrado desta vez – não houve o tradicional desfile em virtude do mal tempo – a solenidade se concentrou apenas dentro do ginásio, onde aconteceu de tudo.

Para começar, houve a execução do Hino Nacional, seguida doo acendimento da pira olímpica, feita Maicon Monteiro, judoca da escola Chave do Saber. Na seqüência, o juramento dos atletas, proferido por Natália Cristina, do Colégio CIN. Em sua fala de abertura dos jogos, o secretário de Desporto e Lazer, Expedito Sabino lembrou a importância do esporte para a sociedade, observando que o mundo vai se voltar para Atenas, onde acontecerá a Olimpíada, nos próximos dias.

“Não queremos fazer uma comparação com as Olimpíadas, até mesmo porque o objetivo do Pixote é estimular a prática esportiva visando a formação de cidadãos sadios, utilizando o esporte como um instrumento de inclusão”, disse Expedito, surpreso em ver o ginásio lotado em uma manhã fria, na Capital. “Todos vieram e fizeram parte dessa bonita festa”, complementou.

A solenidade ainda teve outras atrações, como a apresentação da consagrada banda da Escola André Avelino Ribeiro e até exibição de malabarismo por uma dupla que se apresenta em ruas da Capital. Aberto oficialmente, o Pixote só dará início às competições no próximo sábado, quando começam os torneios de quadra – vôlei, handebol, basquete e futsal – e futebol de campo. A tabela com os jogos do final de semana será definida na próxima quarta-feira (11.08)

A largada do Pixote significa o início de mais uma temporada para menores de 7 a 17 anos de 519 equipes da Capital. “O Pixote é sempre muito especial e se transformou em um dos principais eventos de estímulo ao espírito esportivo em nossa região”, resumiu o coordenador das equipes da Escola Nova Pedagogia (ENP), Emílson Alexandre Boaventura. A ENP, com tradição de bons resultados, competirá este ano com 26 times (futsal, handebol, vôlei e karatê, entre outros) e manda 140 atletas à disputa. Em algumas categorias, a ENP estará buscando o tri e o tetracampeonato.

Para pais de atletas, o evento é uma oportunidade. “Cuiabá é carente de boas competições nessa faixa de idade e por isso o Pixote se destaca por sua importância como uma forma de incremento ao esporte”, entende Míriam Cristina Xavier, mãe de três atletas que estão participando da competição.

Já o presidente da Federação Mato-grossense de Basquete, Luis Antônio Gomes Tonteta que este ano viu o crescimento pela procura nesta modalidade, exaltou a realização do Pixote: “Esta é uma competição que se preocupa com a base. É uma forma de estímulo ao desporto escolar, que dá oportunidade para atletas de todas as faixas etárias, com exceção do adulto. A Sedel está de parabéns por esse trabalho que vai dar muitos bons resultados no futuro. Acredito sim que, nesse campeonato que envolve milhares de atletas, pode um dia ser descoberto um grande atleta para representar o Brasil em uma olimpíada”.




Fonte: Assessoria/Seel-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376929/visualizar/