Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 00:27

    Imprimir


A Coordenadoria de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) prepara um esquema especial para a realização das eleições no interior de Mato Grosso. Dos 1.490 locais de votação, 479 pontos estão localizados na zona rural e 18 em áreas indígenas. Além disso, há 146 seções que não têm energia elétrica. Nesses locais, se a votação passar das 17h, as seções serão iluminadas por lampiões. Para a coordenadora das eleições, Rejane Werlang, o pólo de Juína é o que demanda mais aparato do TRE.

O cartório de Juína coordena 248 seções, 50 delas sem energia elétrica e abrange 83 locais de votação. Além disso, são 25 postos na zona rural. Um dos municípios da jurisdição do cartório de Juína é o de Rondolândia, que apresenta dois complicadores. O primeiro é que, para se chegar ao município é necessário sair do Estado e passar por Rondônia. As suspeitas de irregularidades na inscrição eleitoral são gritantes. O cadastro de eleitores aponta um número de votantes maior do que o de habitantes.

Segundo a coordenadora das eleições, apesar de dificuldades diplomáticas no trabalho dentro das áreas indígenas, o acesso às seções localizadas na zona rural é mais difícil. Além da precariedade das estradas, a distância é muito grande de uma localidade a outra. Na distribuição das urnas, a equipe técnica do TRE terá que utilizar carros, aviões e barcos. Em alguns municípios, a entrega será feita pelos Correios ou até mesmo pelos juízes eleitorais.

Dos 18 postos em áreas indígenas, alguns estão situados a mais de 200 quilômetros das sedes dos municípios. Há casos em que o transporte da urna só pode ser feito por barco. O percurso, segundo o TRE, pode durar até 11 horas. No cadastro do Tribunal, são 4.345 eleitores índios. “A dificuldade nas áreas indígenas é que os juízes têm que pedir autorização e contar com o apoio da Funai”, alegou a coordenadora das eleições, Rejane Werlang.

Os municípios com seções em áreas indígenas são: Poxoreo, Barra do Bugres, São José do Xingu, Santa Terezinha, Campinápolis, Peixoto de Azevedo, Barão de Melgaço, Santo Antonio do Leverger, Barra do Garças, General Carneiro, Paranatinga e Gaúcha do Norte.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377158/visualizar/