Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 13:27

    Imprimir


A Constituição Brasileira, desde 1988 descreve como inelegível todo e qualquer cidadão que seja analfabeto, mas somente neste último ano foram criados dispositivos para que esta exigência fosse cumprida, para as eleições de 2004 foi exigido que todos os candidatos comprovem ser no mínimo alfabetizados, essa comprovação se daria na forma do ato de apresentação de documentação que comprove grau de escolaridade ou mesmo uma declaração de alfabetizado, lavado pelo próprio candidato.

Nos municípios do Vale do Arinos alguns candidatos não puderam comprovar grau de escolaridade, em virtude disso foram convocados a se apresentarem no cartório eleitoral para serem avaliados. O teste proposto compunha-se da leitura e cópia de um artigo da Constituição Brasileira.

Para o Juiz da 27ª Zona Eleitoral, Dr João Thiago França Guerra, alguns candidatos em virtude de estar a muito tempo longe da escola e por não exercerem ofícios que requerem apresentação de documentos de escolaridade, acabaram extraviando esses comprovantes e o teste de grafia e escrita é uma forma da se comprovar que é alfabetizado.

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral e relator das Instruções para as eleições de 2004, Fernando Neves, em um artigo publicado no site do TSE descreve o objetivo do teste de grafia e escrita como "o que é importante, sempre, é esclarecer os eleitores, que devem ter pleno conhecimento da capacidade, das qualidades e das deficiências de cada um dos candidatos, a fim de que não sejam levados a escolher gato por lebre".

A imprensa juarense não teve acesso ao local do teste, uma vez que o juízo eleitoral julgou com sendo uma exposição ao ridículo dos candidatos que dele participavam e também porque poderia assim causar um certo grau de nervosismo e implicar no resultado da avaliação.




Fonte: Show de Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377632/visualizar/