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Economia
Terça - 13 de Julho de 2004 às 18:19
Por: Nelson Francisco

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Novo projeto de continuidade das obras da Ferronorte será apresentado nesta quarta-feira (14.07), às 15 horas, pelo presidente da Brasil Ferrovias, Elias Nigri, ao governador Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás. As obras em Mato Grosso da artéria logística, que ligará as regiões Norte e Centro-Oeste ao Sul e Sudeste do País aos principais portos de exportação, foram interrompidas em agosto de 2002.

De acordo com o presidente da Brasil Ferrovias, o expressivo desempenho da agricultura em Mato Grosso e as perspectivas de crescimento em curto prazo irão viabilizar a retomada das obras e a atração de novos investimentos. “A retomada das obras depende de poucos ajustes com o Governo Federal e o apoio do governador Blairo Maggi será essencial para a retomada do projeto. O objetivo da Brasil Ferrovias é chegar a Rondonópolis e em seguida a Cuiabá no mais curto prazo possível”, disse Nigri.

Em Mato Grosso, a Ferronorte está ajudando a expandir a produção e escoamento da produção agrícola. Em 2003, a empresa transportou 5,7 milhões de toneladas, sendo responsável pelo transporte de 70% da soja produzida no Mato Grosso e por 50% da soja exportada pelo Porto de Santos. A meta para 2004 é transportar 7 milhões de toneladas.

Em 1999, foi inaugurado o 1º trecho da Ferronorte, com 410 km, ligando Aparecida do Taboado (SP) à Alto Taquari e, em abril de 2002, foram inaugurados mais 90 km de linha, interligando Alto Taquari à Alto Araguaia, totalizando 500 km. Posteriormente, os trilhos atingirão Rondonópolis, seguindo depois para Cuiabá. A Ferronorte teve a sua concessão obtida em 1989, por 90 anos.

Projeções apontam que, em 2012, Mato Grosso estará comemorando uma safra de 45 milhões de toneladas de grãos. É um salto considerável, levando em conta que a safra da soja em 2003 foi de 18 milhões de toneladas, superior a de 2001 que foi de 13 milhões.

Para atender a demanda mundial por soja, que exige a incorporação mundial de uma área anual de 3 milhões de hectares, apenas Mato Grosso tem condições de incorporar uma área de um milhão de hectares por ano. Num horizonte não muito distante, a estimativa é que a região Centro Oeste, que abrange o Cerrado e em especial Mato Grosso, concentre 60% da produção agrícola do país.

A empresa – A Brasil Ferrovias integra, através de suas controladas, Ferronorte, Novoeste e Portofer, um sistema ferroviário com 4,5 mil km de linhas que cobre três Estados – São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul -, serve outros dois – Goiás e Minas Gerais, através da Hidrovia Tietê- Paraná, e dois países vizinhos – o Paraguai e a Bolívia. Através dela uma vasta região do continente sul americano se interliga ao Porto de Santos, o maior porto da América Latina.




Fonte: Secom - MT

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