Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 07:42

    Imprimir


Os números divulgados na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sobre o desempenho do setor, mostram que os empresários apostam no crescimento a longo prazo da economia. A afirmação é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na 18ª edição do programa de rádio "Café com o Presidente", que vai ao ar quinzenalmente. A capacidade instalada das empresas, atualmente, é de 82% - recorde desde 1992.

"Num primeiro momento, a empresa prefere contratar hora extra, até que ela tenha certeza de que o crescimento é para valer e de que o crescimento é de longo prazo. É o que está acontecendo nesse momento", disse o presidente.

Para o presidente, apesar de ainda não ser como o governo espera, o preenchimento de vagas ociosas nas empresas voltou, a uma velocidade que não se constatava há 12 anos. Segundo Lula, isso demonstra a confiança dos empresários no país e na política econômica do governo. "Os empresários começam a recontratar trabalhadores com carteira profissional assinada", disse o presidente.

Para que os esforços governamentais dêem certo, Lula ressaltou a necessidade de que o empresariado seja parceiro neste processo. "É preciso que a gente acredite no que está fazendo e, sobretudo, é preciso que todos estejam otimistas com relação ao futuro do Brasil", afirmou. O presidente lembrou, também, que o crescimento da economia não aconteceu da noite para o dia. Foi um processo iniciado em setembro de 2003, "mês a mês, um pouquinho a cada mês", destacou.

Crescimento sustentável

Com otimismo, mas também cautela. Assim Lula recebeu na semana passada a notícia do crescimento recorde da produção industrial brasileira, que em maio chegou a 2,2% - a maior desde setembro de 2003. Ele ressaltou que o seu governo busca o "crescimento sustentável", que não seja apenas uma fase.

"Por isso é que nós temos cautela, por isso é que nós trabalhamos com muita paciência, por isso é que nós sempre pedimos ao povo para prestar atenção no que está acontecendo no Brasil", destacou o presidente. Na 18ª edição do programa de rádio, Lula ressaltou que as medidas adotadas por seu governo para garantir o crescimento sustentável da economia já poderiam ter sido tomadas "há muito tempo".

O presidente lembrou, por exemplo, o volume de recursos repassados por seu governo para a agricultura, em especial a familiar. Disse também que o trabalhador pode tomar empréstimos em bancos e descontar as prestações no seu contracheque. "O banco tem emprestado dinheiro a juro muito barato, o microcrédito está crescendo, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem muito dinheiro para investimento, para empresas que têm projetos para fazer a economia brasileira crescer, para gerar empregos, para distribuir renda", afirmou Lula.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378250/visualizar/