Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Julho de 2004 às 17:47
Por: Caroline Garcia

    Imprimir


A Secretaria de Segurança Pública deverá entregar até o final deste mês o novo anexo do Presídio Pascoal Ramos, que vai abrigar presos da Justiça Federal. A informação é do secretário adjunto do Sistema Prisional Sebastião Ribeiro, que participou da reunião semanal da cúpula da Polícia Militar ocorrida ontem na sede da secretaria. O anexo possui 36 vagas.

O secretário também apresentou um balanço do sistema prisional, que aponta que o déficit nos presídios e cadeias públicas do estado chega a 500 vagas. Mas já adiantou que foi liberada a licitação para a construção do presídio no município de Água Boa. Em Sinop, onde na última sexta-feira 110 presos da Cadeia Pública se rebelaram, ainda está sendo estudada a área que poderá abrigar um presídio. Por enquanto, a cadeia passa por reformas, já que ficou parcialmente destruída depois da rebelião. Ao contrário do que foi divulgado na semana passada, os presos não serão transferidos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Orestes Oliveira, com a construção dos dois presídios serão abertas 336 novas vagas para agentes prisionais. “Os agentes que passaram no último concurso já começaram a trabalhar. A capacitação terminou e os primeiros 120 alunos estão trabalhando no Presídio Regional Pascoal Ramos, para onde foram 77 agentes, Cadeia Pública de Várzea Grande e Presídio Feminino Ana Maria do Couto”, explicou o coronel.

Também durante a reunião o diretor da Polícia Civil Romel dos Santos informou que em no máximo 15 dias serão apresentadas as normas de condutas e procedimentos em rebeliões. A criação das normas está a cargo do comitê de gerenciamento de crise da Sejusp e a notícia vem depois do “sufoco” presenciado durante a rebelião em Sinop, quando um coronel teve que ir de Alta Floresta até a cidade, pois era o único na região especialista em gerenciamento de crise.

EXPOAGRO - O policiamento durante a 40ª Expoagro também foi assunto da reunião. Além dos policiais do 1º Batalhão da PM, também farão parte do efetivo alunos sargentos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) e alunos da Academia da PM. Os policiais do Batalhão Regional de Várzea Grande foram solicitados. Com isso, de acordo com o Comandante Regional da Polícia Militar, coronel João Batista Vanini, ao todo 300 homens vão atuar e as ações serão estendidas até os arredores do Parque de Exposições. “Vamos manter 30% do efetivo fora do Parque onde há muitos assaltos e roubos e que em anos anteriores não demos a atenção devida”, anunciou Vanini. A ação será intensificada nos finais de semana, quando o fluxo de pessoas aumenta.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378429/visualizar/