Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Julho de 2004 às 06:11
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Diversificar o processo produtivo e fortalecer o pólo industrial de Mato Grosso são alguns dos objetivos que o Governo do Estado traçou ao incentivar a instalação de indústria da área de minério, em Cuiabá, como a Minas Zinco, inaugurada na Capital nesta terça-feira (06.07). A inauguração da empresa, localizada no Distrito Industrial, contou com a presença do governador Blairo Maggi, de secretários de Estado e de executivos da Minas Zinco.

A empresa iniciou as negociações para instalação da segunda filial no País, em Cuiabá, há cerca de um ano. Por meio do Programa de Desenvolvimento da Indústria e Comércio (Prodeic), os incentivos fiscais recebidos concedidos pelo do Governo do Estado, permitem que a empresa possa importar o produto principal, o zinco, e possa industrializar e comercializar ligas de metal, gerando de início, cerca de 40 empregos diretos e 120 indiretos.

“O Prodeic permite que as áreas de atuação da indústria possam ser ampliadas e dessa forma, diversificar e estruturar o processo produtivo em Mato Grosso. Essa é uma mudança no perfil da instalação de indústrias em nosso Estado”, ressaltou o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.

A liga de metal Zamac produzida pela Minas Zinco é feita com 95% de zinco, ao qual é adicionado alumínio, cobre e magnésio, sendo industrializado na forma de barras e lingotes. O zinco é importado do Peru e os demais minérios são adquiridos da indústria nacional. O Zamac é a matéria-prima utilizada pelas indústrias produtoras de peças injetadas para os ramos ferragista, calçadista, eletro-eletrônico, automobilístico, moveleiro e construção civil. Com esta matéria-prima são fabricados retrovisores, fechaduras automobilísticas, fivelas para cinto e calçados, registro para fogões, componentes de ferragens para construção civil, entre outros.

A instalação do Porto Seco, que foi o segundo atrativo em Mato Grosso, irá agilizar, segundo os diretores da empresa, a importação da matéria-prima utilizada.

De acordo com o auditor da Minas Zinco, Antônio Batista, por meio dos empregos indiretos, a empresa também está incentivando a geração de renda às pessoas que recolhem sucata e vendem aos sucateiros. “Parte dos produtos que a empresa industrializa vem da captação e reciclagem de sucatas, que passam por uma análise, para gerar um produto que é amplamente utilizado e absorvido pelo mercado nacional”, explicou Batista.

“Este é mais um empreendimento efetivo no Estado, que foi incentivado de forma clara e transparente, sem criar expectativas vãs e com certeza irá fortalecer ainda mais a indústria e o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado”, frisou o governador Blairo Maggi.

Participaram da inauguração da fábrica, além do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, o secretário adjunto de Desenvolvimento da Sicme, José Epaminondas de Mattos Conceição, o secretário Cloves Vetoratto (Assuntos Estratégicos); secretário municipal de Indústria e Comércio, Vilson Sanchez; o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Nereu Pasini, e o presidente da Associação dos Empresários dos Distritos Industriais de Mato Grosso (Aedimat), Jandir Milan, além dos diretores da Minas Zinco Pedro Júlio Lopes e Eugênio Paceli Lopes.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378649/visualizar/