Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 12:44

    Imprimir


Com a presença confirmada de Colíder que decidiu aderir a competição em última hora, a quarta etapa dos Jogos Regionais Estudantis Mato-grossenses (Jorem’s) terá sua abertura nesta sexta-feira (02.07), no ginásio municipal de Guarantã do Norte. A competição envolverá cerca de 1.800 atletas de 17 municípios, nas modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol e atletismo, nos naipes masculino e feminino.

A promoção desta penúltima etapa dos Jorem’s é do Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) e, ao seu final apontará os classificados – campeões e vice – de cada modalidade para os Jogos Estudantis Mato-grossenses (JEM’s), que corresponde à fase estadual dos jogos regionais.

Para sediar aquilo que chama de “o acontecimento esportivo do ano na cidade”, Guarantã do Norte se preparou a rigor, reformando seu ginásio municipal e mobilizando os moradores. Desde a quinta-feira (30.06), já estava praticamente tudo pronto para a abertura dos jogos. Na manhã desta sexta-feira, as delegações visitantes começam a desembarcar na cidade.

O congresso técnico que servirá para apresentação do regulamento, definição da tabela e o sorteio do jogo de abertura está previsto para as 15 horas. O jogo inaugural vai envolver uma das equipes de quadra de Guarantã do Norte. Mas, antes da bola rolar, já valendo pontos, haverá a celebração inaugural dos jogos que prevê a concentração das equipes em desfile, a partir das 19h30, na quadra do ginásio municipal.

Pela ordem de praxe, haverá na seqüência, o acendimento da tocha olímpica, por um atleta da cidade; execução do Hino Nacional, com hasteamento das bandeiras; juramento dos atletas; fala das autoridades e a declaração de abertura, pelo prefeito. Para abrilhantar a solenidade, foram programadas apresentações culturais por grupos da região. Só depois, começa a primeira partida. A competição prosseguirá por sete dias, devendo conhecer seus últimos campeões na sexta-feira seguinte (09.07).

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Laércio de Arruda, que estará presente na abertura do evento, vai discursar falando da importância da prática esportiva para os jovens e para a sociedade. “Os jorem’s são uma das maiores festas do esporte em Mato Grosso, onde, o mais importante não é vencer, mas participar e confraternizar”, lembrou o secretário, que espera ver em Guarantã, uma das etapas mais concorridas dos jogos, este ano.

E isso, com razão, já que o Nortão, que valoriza muito a prática esportiva, vários municípios apresentam ótimo índice técnico. Na busca do título, os grandes favoritos são Sinop, Alta Floresta, Colíder, Sorriso e Lucas do Rio Verde, que costumam se rivalizar. Como anfitrião, Guarantã espera ficar entre os destaques. Também concorrerão Apiacás, Cláudia, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Terra Nova do Norte e Vera. Ao todo, quase 120 equipes iniciam a disputa pelo título.

Apenas Alta Floresta e Sinop, participarão em todas as modalidades. Vera, surpreendentemente terá a terceira maior delegação, ficando fora apenas na modalidade de futsal feminino. Guarantã do Norte só não disputará no futebol (masculino e feminino). Outra grande equipe é de Lucas, que só não inscreveu times no basquete feminino e futebol feminino. Matupá fica fora no vôlei feminino e futebol feminino. A menor delegação é a de Santa Carmem, que só disputará o torneio de vôlei feminino.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379123/visualizar/