Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 11:27
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Um dos grandes nomes da imprensa mato-grossense, Eduardo Rueda Saraiva atuou nas principais rádios de Cuiabá, como a extinta A Voz D'Oeste e Cultura, e com o característico profissionalismo que colegas e amigos destacam em depoimentos, o radialista fez das tramissões esportivas um dos períodos de ouro do rádio em Mato Grosso. Eduardo Saraiva morreu na manhã desta quarta-feira (30.06), em Cuiabá, aos 61 anos.

HISTÓRIA - Atuando de forma bastante polêmica à frente do Jornal Falado Cultura, que apresentou no período de 1982 a 1996, Eduardo Saraiva começou a carreira na extinta rádio A Voz D'Oeste, ao lado de profissionais como Paulo Zaviaski, Adelino Praieiro e o Alves de Oliveira.

Desde 1974, Eduardo já trabalhava da Cultura, quando a rádio foi adquirida pelo também radialista Fauzer Santos, já falecido. De 1974 a 1982, Eduardo atuou como comentarista esportivo e político, passando depois a gerência da emissora, saindo em 1996. Na Cultura, fez parte da famosa Equipe 1300.

"Convivemos por quase 20 anos, desde que meu marido comprou a rádio e aprendi a admirar o trabalho do Eduardo", recorda Bia Arruda, proprietária da rádio Cultura. "Era um profissional competente e muito responsável, transmitia as informações com muita seriedade e compromisso, sempre baseadas em dados concretos. Ele era bastante temido, porque era polêmico, mas foi uma pessoa inesquecível para os que conviveram com ele. Não o tínhamos como um funcionário, mas como um colaborador", elogiou Bia.

Para o jornalista Paulo Zaviaski, Eduarado foi um dos melhores e maiores incentivadores do esporte mato-grossense."Ao lado de comentaristas como Roberto França, Laércio Arruda, J. Márcio e muitos outros, Eduardo movimentou e fez história no futebol de nosso Estado", destaca Zaviaski. "Ele trabalhou ao lado de um dos maiores nomes do esporte nacional, Ivo de Almeida, da Band de São Paulo, e juntos fizeram momentos memoráveis do futebol".

Conforme relata Zaviaski, a história de Eduardo Saraiva com o futebol começou ainda na adolescência, no antigo Campo d'Ourique (hoje praça Pascoal Moreira Cabral, na Assembléia Legislativa). "Lá, com uma lata de leite condensado, Eduardo narrava as peladas jogadas no campo de futebol", recorda Paulo Zaviaski.

De tradicional família de Cuiabá, Eduardo Saraiva foi um dos grandes responsáveis indiretos pela criação dos programas esportivos na televisão de Mato Grosso. "Foi ele quem incentivou Eugênio de Carvalho a criar um programa de esportes na Centro América", informou Zaviaski.

O corpo de Eduardo Saraiva está sendo velado na funerária Santa Rita, na rua Miranda Reis, em Cuiabá.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379140/visualizar/