Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 23 de Junho de 2004 às 20:40
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


O Centro Cultural “Casa Cuiabana”, com o firme propósito de manter acesa a chama da cultura brasileira, promove nesta sexta-feira (25.06) a Festa de São João ao estilo cuiabano, como nos velhos tempos, estimulando a preservação da Festa em Cuiabá. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, vem incentivando cada vez mais a manutenção das tradições e do folclore regional.

RESGATE – Em Cuiabá de antigamente, a cidade transformava-se em um palco festivo. As homenagens dedicadas a São João iam do levantamento do mastro a lavagem do santo, ponto alto considerado da festa. O povo seguia em cortejo, com vela acesa na mão, para o rio Cuiabá ou algum tanque da cidade.

Em Cuiabá, São João era lavado nos seguintes lugares: São João do Porto, no rio Cuiabá; da cidade no tanque do Jardim Alencastro; do Baú e de outros bairros na bica da Prainha. A programação da festa normalmente constava de missa solene pela manhã, com presença dos festeiros e convidados, sendo servido, logo após o ato religioso o famoso chá com bolo. Os tradicionais quitutes traziam bolo de arroz, bolo de queijo e de milho, acompanhados de mate e chocolate.

A noite era esperado o grande baile, alegrado quase sempre pelas bandas do Exército, da Polícia Militar, do mestre Albertino e do mestre Inácio. As músicas preferidas eram o rasqueado e o limpa-banco no linguajar cuiabano. Durante o baile eram servidas guloseimas como pastéis, bolo de arroz e de queijo, pés-de-moleque e cocadas, ou jantar com comidas típicas cuiabanas, tais como: maria isabel (carne seca com arroz), ensopado de costela com mandioca, paçoca de carne seca, revirado de miúdos, farofa de banana, quase sempre acompanhados de licor de pequi, de lima, de jabuticada, de jenipapo, de leite. Ponche, quentão e cerveja não podiam estar de fora.

Além disso, nas festas de São João em Cuiabá, não faltavam as fogueiras. Os festeiros administravam e custeavam a festa, pois para os convidados tudo era gratuito.

Ao final de cada festa escolhiam-se os festeiros para o ano seguinte designando-se as funções de: Rei, Rainha, Juiz de Vara, Juíza de Vara, Juiz de Ramalhete, Juíza de Ramalhete, Juizinho, Capitão de mastro, Alferes de bandeira e Festeiros de promessa.

ORIGEM - A origem do culto a São João tem raízes na França, na Espanha, em Portugal e na Itália, onde as festas”joaninas” em homenagem a São João, o anunciador da vinda de Jesus Cristo, eram comemoradas e foram introduzidas no Brasil desde o seu descobrimento.

Tendo a Virgem Maria ido visitar Santa Izabel, cujo sucesso era esperado primeiro, que lhe desse o sinal do nascimento. Tempo depois, na madrugada do dia 24 de junho, Maria avistou ao lado da residência da santa, uma grande fogueira e um mastro, que as labaredas iluminavam. Nascera São João Batista. Assim a cristandade passou a festejar a véspera do dia 24 de junho o nascimento de São João, com fogos, fogueias e mastros votivos.

Confira a programação do São João da Casa Cuiabana 2004:

Pela Manhã:

Horário: das 7h30 às 10h

1)Missa solene

2) Levantamento de Mastro

3) Chá com bolo

Local: Centro Cultural Casa Cuiabana/Av. General Vale, nº 181, ao lado do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Noite Festiva:

Horário: das 19h às 03hs

Apresentação de Grupo Regional (Siriri)

Quadrilha/Quermesses

Baile/ Barracas de comidas típicas/bebidas, pescaria/sorte etc... e Leilão!!!

Lavagem do santo às margens do Rio Cuiabá.

Atenção: O ingresso é apenas dois quilos de alimento não perecível que vão ser revertidos para o Abrigo dos Velhos, das Crianças e Casa de Mãe Joana.

Mais informações com a coordenadora do Centro, Regina Lobo, pelos telefones 613-9236/81111379.

Festeiros do ano de 2004:

Rei: José Maria Moraes

Rainha: Eliana Bess

Juiz de Vara: Waldeck Curvo

Juíza de Vara: Leila Francisca

Juiz de Ramalhete: Francisco Monteiro

Juíza de Ramalhete: Maria de Lourdes Ribeiro (Marilu)

Juizinho: Lucas Couto Nunes

Juizinha: Luana Panan Miranda

Capitão de Mastro: Adolfo Vilela Miranda

Alferes de Bandeira: Anna Regina Paes de Barros Monteiro




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379681/visualizar/