Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 22 de Junho de 2004 às 22:30
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


As propostas para a área esportiva mato-grossense e nacional, apresentadas pela delegação do Estado, foram acatadas durante conferência nacional, realizada na última semana, em Brasília.Cerca de 40 propostas foram elaboradas e já estão sendo sistematizadas para virar projeto de lei nas próximas semanas. Durante a Conferência Nacional do Esporte, sugestões foram aprovadas após uma jornada que reuniu 870 delegados de todo o País e discutiu inovações na área. Mais de 5 mil propostas tiradas pelos representantes dos 27 estados foram analisadas e filtradas.

A delegação de Mato Grosso, liderada pelo assessor da secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Newton Fiorenza levou 23 representantes e um documento com cerca de 200 propostas. A grande maioria das sugestões encaminhadas pela equipe estadual coincidiu com as proposições de outros grupos, como, por exemplo, aumentar o orçamento destinado ao esporte em até cinco vezes; capacitação e reciclagem de profissionais e garantia de recursos para construção e reforma de centros esportivos.

A Conferência Nacional promovida pelo Ministério dos Esportes, com a finalidade de formatar uma nova política para a categoria, foi aberta no dia 17, no Teatro Nacional de Brasília, com a presença do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz. O evento prosseguiu até domingo, na Academia de Tênis de Brasília. A princípio, foram avaliadas as 15 principais propostas de cada um dos oito eixos temáticos, que englobam todas as áreas do esporte.

As idéias do documento levado por Mato Grosso foram tiradas durante a Conferência Estadual do Esporte, realizada pela Seel no início deste mês, no auditório da Univag. Na ocasião, representantes de 80 municípios estiveram envolvidos na discussão de projetos para a área.

“Isso tudo foi de uma grande importância, pois Mato Grosso colaborou com a Conferência Nacional levando pelo menos três sugestões diferentes que foram acatadas e incluídas no documento com as 40 propostas que serão sistematizadas pelo Governo Federal”, disse o assessor da Seel, Newton Fiorenza, revelando que uma delas, trata da obrigatoriedade, nas escolas, da prática da educação física no período noturno. Outra proposta acatada foi a necessidade da criação de bibliotecas virtuais (Internet) que disponibilizem a produção científica e o acervo literário.

A maioria das outras propostas levadas pela delegação de Mato Grosso foi de acordo com os estudos de outros estados, como nas áreas de esporte de alto rendimento, esporte educacional; futebol; esporte e lazer; qualidade de vida; economia e negócios; administração e legislação; esporte e conhecimento. Os pontos mais discutidos foram a necessidade de aprovação de lei federal de incentivo; aplicação de no mínimo 1% do orçamento público (União, estados e municípios) em esporte e lazer; estímulo ao esporte educacional.

O próximo passo é a análise detalhada do Ministério do Esporte e a elaboração de uma carta contendo as propostas mais viáveis para a criação de projetos de lei, considerando as principais necessidades e possibilidades financeiras.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379766/visualizar/