Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 10:16
Por: Denize Bacoccina

    Imprimir


A população de 1,3 mil habitantes recebe 80 mil visitantes nos dez dias do festival, entre o fim de maio e o começo de junho.

As 39 livrarias que fizeram a fama da cidade ficam lotadas, assim como os cafés, os restaurantes e as barracas de comida montadas nos jardins das ruínas de um castelo do século 11.

Na edição deste ano, que acaba no próximo domingo, foram programados mais de 250 eventos incluindo palestras de celebridades literárias como o americano John Updike e os britânicos Ian McEwan e Zadie Smith, além de políticos como o ex-ministro da Defesa britânico, Robin Cook.

Programa

A regra entre os freqüentadores é comprar ingressos para algumas palestras e passar o resto do dia nos pubs, cafés ou livrarias, comprando os últimos lançamentos ou garimpando raridades nos sebos da cidade.

Ian McEwan, um dos escritores contemporâneos mais badalados da Grã-Bretanha, diz que o retorno que recebe da audiência do festival é mais importante do que as pesquisas que faz antes de escrever seus livros.

“Todos os autores dizem que a platéia os enriquece muito, em vez de cansar”, disse à BBC Brasil o organizador do festival, Peter Florence.

Ele afirmou que o prazer da leitura e da descoberta de novidades é o que une os participantes do festival, que recebe mais gente a cada ano que passa.

“O mais gratificante é que as pesquisas mostram que as pessoas vêm para cá trazidas por amigos.”

Florence comparou os festivais britânicos de literatura às festas religiosas dos países católicos. “É um ponto de encontro.”

Ser visto

O casal Robert e Alison Richards, que mora numa cidade próxima a Hay, já foi ao festival mais de dez vezes. Eles são atraídos justamente pela mistura de evento intelectual e clima de festa.

“Eu venho por causa das palestras, para ver e ser visto, ou só para dar um tempo", diz Robert.

"Acho que todo mundo faz o mesmo, e eu adoro.”

A professora Sarah Powel e a secretária Sarah Loftes ficaram só com a festa.

“Eu nem consigo entender o programa", afirma Sarah Powell. "É muito sofisticado para mim.”

Mas ela não deixou de levar a amiga, que mora em Londres e foi passar o fim de semana na cidade, para “absorver” o clima de festa.

“Venho para sentir a atmosfera e me inspirar.”

Na rua principal, a 500 metros das tendas montadas para o evento, dois músicos de rua tocam Bob Marley e distraem as pessoas que esperam na fila do caixa eletrônico. Parati

A Festa Literária de Parati, que Florence define como “prima do festival de Hay, acontece neste ano entre 7 e 11 de julho.

Entre os 38 convidados estão Paul Auster, Martin Amis, Ian McEwan, Chico Buarque, Caetano Veloso, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro e Luís Fernando Veríssimo.

O Flip é organizado pela editora britânica Liz Calder, da editora Bloomsbury (que edita os livros de Harry Potter), que é uma das conselheiras do comitê organizador do festival de Hay e já viveu em Parati nos anos 70.

Outra ligação entre os dois festivais é a publicação, pela recém-criada editora do festival, do livro A Night Off for Prudente de Moraes, do escritor britânico Louis de Bernières, com um conto que se passa no Rio de Janeiro.

Florence diz que o livro também deve ser editado em português durante o festival de Parati.




Fonte: BBC Brasil/de Hay-on-Wye

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380151/visualizar/