Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Junho de 2004 às 15:17

    Imprimir


O novo primeiro-ministro do Iraque, Iyad Allawi, denunciou hoje, quinta-feira, que os atentados com explosivos contra oleodutos no Iraque causaram prejuízos de mais de 200 milhões de dólares.

Em uma breve declaração à rede de TV "Al Jazira", Allawi disse que um total de 30 atentados e atos de sabotagens foram perpetrados nos últimos sete meses contra oleodutos do país.

O primeiro-ministro também disse que combatentes estrangeiros participam destas ações, que têm como objetivo danificar a infra-estrutura do Iraque.

Os grupos rebeldes iraquianos atacaram com freqüência os oleodutos para obstaculizar a exportação de petróleo, que é praticamente a única fonte de receita do Iraque, país que conta com as maiores reservas de petróleo do mundo após a Arábia Saudita.

No entanto, o ministro iraquiano do Petróleo, Tamer Ghadban, minimizou a importância dos ataques, que tiveram como principal alvo os oleodutos que ligam as jazidas iraquianas aos terminais de exportação de petróleo na Turquia e no Golfo Pérsico.

"Semelhantes atos de terrorismo chegaram a ser rotineiros e nós consertamos (os oleodutos) rapidamente e intensificamos as medidas de precaução", disse o ministro em declarações publicadas hoje pelo jornal jordaniano "Al Rai".

Ghadab ressaltou que seu ministério está determinado a cumprir a meta de aumentar a produção iraquiana para 2,8 milhões de barris diários de petróleo. "Esta meta deveria ter sido alcançada em março, mas enfrentamos vários obstáculos, inclusive a falta de financiamento", acrescentou.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381025/visualizar/