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Economia
Terça - 08 de Junho de 2004 às 08:32
Por: Rosi Medeiros

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Conhecer o gosto dos consumidores chineses, a forma como os produtos são comercializados e as peculiaridades do país. Para o diretor do Frigorífico Anhambi, Aléssio di Domenico, essas foram as vantagens que os empresários mato-grossenses tiveram em visitar pessoalmente o mercado chinês para que, num futuro próximo, possam exportar para aquele país.

“Nós tivemos noção bastante clara do que eles consomem. E percebemos que temos condições de produzir com qualidade o que eles querem”, disse. Aléssio foi um dos empresários que compôs a comitiva do Governo do Estado na viagem a China e ao Japão, que durou 13 dias.

Para que o Brasil possa exportar frangos para a China é necessário que seja firmado o acordo sanitário entre os países. “Os chineses são muito preocupados com a sanidade, principalmente depois da incidência da ‘gripe do frango’, que ocorreu no final do ano passado”, explicou o empresário.

O Frigorífico Anhambi, com sede em Tangará da Serra, tem representações na cidade de Sorriso e Itapejara do Oeste (PR). A empresa exporta para países árabes e para Hong Kong, desde setembro do ano passado, totalizando neste período 300 toneladas do produto. Hong Kong, apesar de estar situada na China, é uma região comercial independente.

NOVO MERCADO - A viagem ao Japão resultou num novo mercado. “Nós fechamos negócio com empresas japonesas, totalizando dois conteiners, equivalente a 51 toneladas de produtos como: coxa e sobrecoxa desossadas, meia asa, coxinha de asa”, informou. O negócio foi fechado com uma empresa localizada na cidade de Tókio.

O empresário voltou muito animado da viagem. “Foi um marco histórico nas relações comerciais. Já diz aquele ditado: ‘quem não é visto, não é lembrado’”, resumiu.




Fonte: Secom - MT

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