Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 29 de Maio de 2004 às 14:26
Por: Simone Wesley

    Imprimir


Com o objetivo de promover a divulgação dos malefícios e riscos causados à saúde pelo tabaco, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) promove ação educativa, nesta segunda - feira (31.05), no Ganha Tempo, em período integral, em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco. Com o tema ‘Tabaco e Pobreza: Um Ciclo Vicioso", técnicos da Coordenadoria da Educação em Saúde e Oncocentro vão estar fazendo uma abordagem com a população que passar pelo local.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente em decorrência dos problemas ocasionados pelo tabagismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o total de fumantes no mundo é de 1,1 bilhão, matando 4,9 milhões de pessoas. O tabagismo é a maior causa de morte no mundo. Ele causa mais mortes prematuras do que as mortes causadas pela Aids, cocaína, heroína, álcool, incêndios, acidentes de automóvel e suicídios.

Hoje, dos cerca de 1,3 bilhões de fumantes, 80% vivem em países em desenvolvimentos, e dos 100 mil jovens que começam a fumar cada dia, 80% são de paises em desenvolvimento, segundo a OMS.

Atualmente, é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão; 30% de todas por câncer; 85% por efisema e bronquite; 45% por doenças coronárias e 55 % por derrame. Na fumaça do cigarro ou derivados estão presentes 4.720 substâncias tóxicas, entre elas o monóxido de carbono.

Para conter o avanço desta epidemia foram tomadas várias medidas na esfera legislativa, como restrição a propagandas, alerta nos maços de cigarros, entre outros.

Apesar das restrições, a televisão continua veiculando a propaganda indireta do fumo por meio de novelas e filmes, reforçando o papel da mídia no estabelecimento de padrões de comportamento, sobretudo entre os jovens, cuja personalidade ainda está em fase de formação.

Pesquisas têm demonstrado que o cigarro traz muitos danos à saúde pública e à sociedade em geral. As doenças ocasionadas pelo fumo geram problemas tais como: faltas ao trabalho, queda de produtividade, aposentadoria precoce, mortes prematuras e perda da qualidade de vida.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE - Com a finalidade de implementar ações de promoção à saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses), inaugurou no dia 18 de maio um stand no Ganha Tempo.

Dentro do espaço no Ganha Tempo a população vai conhecer a política do SUS, além de efetivamente conhecer as ações educativas desenvolvidas pela Ses. No stand está disponível para toda população materiais explicativos sobre hipertensão, diabetes, doação de sangue, transplante de órgãos, dentre outros.

A população pode aprender sobre as formas de prevenção e conhecer os serviços disponíveis pelo Governo. A SES pretende utilizar o espaço também para divulgar as campanhas educativas que estão inseridas no calendário de eventos do órgão.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382288/visualizar/