Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 22:50

    Imprimir


O presidente do México, Vicente Fox, afirmou hoje, quinta-feira, que o governante de Cuba, Fidel Castro, não participará da Cúpula de Guadalajara por decisão própria, já que ele foi convidado como os demais líderes.

"São decisões tomadas por cada líder e por cada chefe de Estado. Fidel tomou esta decisão. Foi convidado como todos os demais 58 chefes de Estado", disse Fox na entrevista coletiva junto ao ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Gerhard Schroeder.

Segundo Fox, além de Fidel Castro, apenas o presidente do Peru, Alejandro Toledo, disse que não participará da cúpula por "razões que ele mesmo explicou não estará aqui conosco".

"Há alguns outros chefes de Estado, como o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, que, também por indisposição e por problemas de saúde, provavelmente não estarão presentes", disse o presidente do México.

Fox é o anfitrião da III Cúpula de chefes de Estado e Governo da União Européia, América Latina e Caribe, que começa amanhã, na cidade de Guadalajara, e termina no sábado.

"Cada um toma suas decisões, o convite é para todos e nosso desejo é que todos estejam presentes", concluiu Fox.



As relações diplomáticas entre México e Cuba se reduziram no início deste mês ao nível dos negócios. A decisão foi tomada unilateralmente pelo México, que considera que o governo de Fidel se intrometeu em assuntos políticos mexicanos.

O fato de Fidel ter questionado duramente, no último dia 1º, a postura crítica do México sobre a situação dos direitos humanos na Ilha também influenciou nesta decisão.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382496/visualizar/