Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 21:50
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


O governador Blairo Maggi e comitiva embarcam nesta quinta-feira (20.05) com destino a China e Japão, onde vão buscar aproximação comercial entre Mato Grosso e os dois países. A comitiva oficial é composta por cinco secretários de Estado e dois assessores de Governo, além do governador. Vão como convidados 29 pessoas, entre empresários mato-grossenses, políticos e jornalista. De acordo com o secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto, cada convidado pagará a sua própria despesa com a viagem. “O Governo do Estado só pagará a viagem da comitiva oficial”, informou.

Durante 13 dias, governador e comitiva participarão de encontros com empresários chineses, visitas a empresas e fábricas na China e Japão. Nos dias 24 e 26, o governador Blairo Maggi participará como palestrante de seminário, em Beijing, na China, organizado pelo Itamaraty e Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). O evento pretende estreitar as relações comerciais entre os países.

A China é o segundo maior mercado para exportação de produtos mato-grossense, respondendo nos quatro primeiros meses desse ano por 15% da pauta de exportação brasileira. Com uma população de 1,3 bilhão de habitantes e um crescimento de 7% a 8% ao ano, o país se destaca com um mercado em potencial para importação de produtos alimentícios. E é de olho nesse mercado que empresários mato-grossenses pretende ampliar a pauta de exportação de produtos do Estado.

Mato Grosso exportou nesse quadrimestre desse ano 2,3 milhões de toneladas de soja, incluindo grãos, farelo e óleo. Outros produtos também se destacam na pauta de exportação mato-grossense está a carne, que representou 6% do total dos produtos exportados, madeira e algodão.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383338/visualizar/