Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 15 de Maio de 2004 às 13:29
Por: João Carlos Caldeira

    Imprimir


Temos por hábito e costume criticar severamente o poder público e os serviços por ele prestados. A crítica quando não destrutiva, serve para exerçamos nosso poder de indignação e de cidadania e para que continuemos a acreditar e ter esperanças.

Acontece, porém, que quando algum serviço ou iniciativa pública obtém sucesso, poucas e raras vozes se levantam para defende-la ou ao menos, divulga-la. Em Março de 2002, foi implantado em Mato Grosso o modelo de regulação do Sistema Único de Saúde-SUS, até então, inédito em todo o país. Instalada em Cuiabá, a Central Estadual de Regulação (CER/SUS) coordena e administra os serviços de média e alta complexidade aos usuários.

É um serviço criado com o objetivo de agilizar e administrar melhor o acesso dos usuários a consultas especializadas, exames de diagnóstico, internações, cirurgias e transplantes.

Central de Regulação vem do termo regular, ou seja, coordenar, orientar e gerenciar as vagas já existentes na complexa rede de Saúde Pública do estado. Funciona apartir de uma parceria com a Fundação de Saúde de Cuiabá e com os consórcios intermunicipais de saúde (nas microregiões), trabalhando interligada com 14 centrais nas principais cidades pólo do interior de Mato Grosso.

Ainda não se conseguiu eliminar todas as filas de espera, principalmente de serviços de alta complexidade (como diálise e transplantes, por exemplo), mas é consenso entre os usuários, médicos e trabalhadores da saúde que houve mudanças significativas na qualidade e rapidez dos serviços prestados.

Tenho informações de fontes seguras que a equipe que administra o órgão é competente e séria, o que o torna uma ilha de excelência num mar de mediocridade que é o serviço público em geral.

A administração e o gerenciamento do segundo maior orçamento do estado (o primeiro é o da Educação e logo depois a Saúde), permite compatibilizar com precisão a oferta e a demanda dos serviços de saúde do estado, do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá ao Hospital Regional de Sorriso ou de Barra do Garças.

Através da regulação, espera-se que melhore o atendimento ao usuário, através da agilidade e humanização dos serviços prestados, aliado a economia de recursos financeiros.

A atuação da Central Estadual de Regulação (CER/SUS) abrange a regulação do sistema de transplante; serviço de apoio diagnóstico e terapêutico de média e alta complexidade; leitos hospitalares ou vagas; leito de retaguarda (casas de apoio); tratamento fora do domicílio (até mesmo em outros estados, quando necessário); consultas especializadas; urgências e emergências; apoio e informação ao usuário.

Contatos e informações: 616-9100 - 0800 647-1213 ou na sede, na Rua Tenente Cel Duarte (Prainha) s/nº, (antigo prédio do Detran), Centro, Cuiabá.

João Carlos Caldeira Empresário, jornalista, pós-graduado em administração de turismo, hotelaria e lazer. E-mail: joaocmc@terra.com.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383629/visualizar/