Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 14 de Maio de 2004 às 09:06
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


As Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania e de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Furnas Centrais Elétricas e Instituto Antônio Carlos Jobim lançam, no próximo dia 19 de maio, às 9h, no auditório da Famato, o projeto Tom do Pantanal. O projeto tem o objetivo de levar educação ambiental e musical a escolas públicas de Mato Grosso. O público alvo são alunos e professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

O Tom do Pantanal utiliza um kit de material educativo que apresenta métodos e inovações pedagógicas relacionados à educação ambiental e musical. Ele já está presente nos Estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Amazonas, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal.

Inicialmente, em Mato Grosso serão beneficiadas 190 escolas, com um universo de 380 professores capacitados para a aplicação do material em sala de aula. Estes professores atuarão como multiplicadores em suas cidades pólos. O treinamento destes professores ficará a cargo da Seduc. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania fez a intermediação junto às Secretarias de Estado para implantação do projeto em Mato Grosso.

O objetivo do projeto é capacitar 1,6 mil professores, em 800 escolas, beneficiando cerca de 400 mil alunos em todo os Estados onde o Tom do Pantanal está atuando.

O kit do projeto é composto de uma série de vídeos, um de apresentação, dois de capacitação e 10 temáticos, para uso em sala de aula; CD com músicas de Tom Jobim e de compositores representativos da região; caderno de orientação para os professores; caderno de música com atividades de educação musical; CD Rom com todo o conteúdo da série e um jogo educativo (RPG) com elementos do Pantanal, para estimular a curiosidade e a descoberta das características do meio ambiente de cada localidade.

Entre as temáticas abordadas pelo projeto estão a geografia, regime de águas, o reconhecimento do Pantanal como reserva da biosfera, flora, fauna, pesca, ecoturismo, o homem e o Pantanal, a cultura regional e economia.

O projeto dá continuidade ao Tom da Mata, fruto da mesma parceria entre Fundação Roberto Marinho e Furnas, que alia a paixão do maestro Tom Jobim pela natureza com a preocupação em preservar uma das florestas tropicais mais ameaçadas no mundo: a Mata Atlântica.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383688/visualizar/